VISITA À FRAGATA «RHEINLAND-PFALZ»
Por Miguel Machado • 11 Jun , 2012 • Categoria: 03. REPORTAGEM, 14.TURISMO MILITAR PrintDepois da visita à fragata “De Ruyter” que apresentamos em Abril último, chegou hoje a vez da “Rheinland-Pfalz”, fragata da Deutsche Marine (Marinha Alemã) que também estava integrada no “Standing NATO Maritime Group One” (SNMG1) no momento da sua visita a Lisboa.
Comecemos pelo nome, “Rheinland-Pfalz”, é um dos Estados da Alemanha, a “Renânia-Palatinado”, com capital na cidade de Mainz, sudoeste do país, no território da antiga República Federal da Alemanha. Esta fragata, F-209, é o terceiro dos oito navios da Classe “Bremen” (seguindo uma tradição alemã, todas têm nomes de localidades ou estados), foi construída nos estaleiros “Blohm & Voss” (os mesmos das fragatas classe “Vasco da Gama”) e finalizada nos “Bremer Vulkan”, entre 1980 e 1983. Entregue à então designada “Bundesmarine” (Marinha da Alemanha Federal) em 9 de Maio de 1983, passou a estar baseada em Wilhelmshaven onde se mantém.
Esta base naval cuja construção remonta aos tempos da marinha prussiana em 1863, foi posteriormente aumentada mas também gravemente afectada pela 2.ª guerra mundial, para ser reconstruída em 1956/57, tornando-se a maior base naval no Mar do Norte da recém-formada Marinha Federal. Hoje a base alberga cerca de 5.000 pessoas e a cidade de Wilhelmshaven, com cerca de 75.000 habitantes, é o principal porto petrolífero da Alemanha e também o seu mais importante porto de águas profundas.
Trata-se portanto de um navio já com alguma idade mas que continua operacional e a cumprir missões, tendo recebido algum equipamento e armamento adicional como o Radar Táctico Tridimensional e dois canhões de 27mm (bombordo e estibordo).
Aqui ficam imagens da nossa visita ao F-209 “Rheinland-Pfalz” quando atracada no Porto de Lisboa.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado