VIATURAS DO EXÉRCITO APRESENTADAS EM BRAGA
Por Miguel Machado • 5 Nov , 2009 • Categoria: 03. REPORTAGEM
Encerramos hoje o conjunto de foto-reportagens de Alfredo Serrano Rosa sobre os eventos alusivos ao Dia do Exército que tiveram lugar em Braga a 24 e 25 de Outubro. As fotografias de hoje dizem respeito a um conjunto alargado de viaturas que o Exército apresentou na cidade onde se encontra o Regimento de Cavalaria n.º 6.
Como é evidente as fotos não foram captadas na mesma altura e não estão expostas por ordem “de desfile”. A intenção é apenas mostrar as viaturas, algumas das suas particularidades, e não o desfile, o que já fizemos em “DIA DO EXÉRCITO EM BRAGA / FOTO-REPORTAGEM”, ou as demonstrações o que também está feito em “DEMONSTRAÇÃO DE CAPACIDADES NO DIA DO EXÉRCITO 2009”.
Note-se que aqui estão uma parte dos modelos de viaturas que ali foram apresentadas mas não todas. Muitas ainda ficaram de fora desta reportagem. Salta à vista o grande número de marcas e modelos diferentes, tendência que sendo natural, mesmo obrigatória, em algumas viaturas especiais, talvez já não o devesse ser em alguns segmentos onde maior uniformidade seria desejável. Tempos houve em que o Exército tentou adquirir viaturas de uma mesma marca para diferentes finalidades. Para isso são necessários, além da vontade, elevados recursos financeiros alocados num curto espaço de tempo a esta finalidade. Parece assim que comprando-se pequenos lotes de viaturas de cada vez, a tendência será a de cada concurso lançado ser ganho por uma marca diferente o que, ano após ano, vai alargando o número de marcas e modelos e não o contrário. Também é verdade no entanto que não havendo uma marca (ou marcas) “made in Portugal” que justificasse uma adjudicação sistemática como modo de apoiar a industria nacional, há quem defenda que só alguma diversidade consegue evitar dependências excessivas de um só fabricante.
Seja como for, cada Exército “combate” com o que tem e não com o que gostava de ter. E é o que existe que aqui apresentamos e muitas destas viaturas, mesmo as mais antigas, já serviram Portugal em condições particularmente difíceis nos teatros de operações exteriores.
Aqui está então, para terminar esta “trilogia” de reportagens “Dia do Exército 2009”, material do mais moderno, acabado de entrar ao serviço, ao que está bem perto de ser desmobilizado. Por julgarmos que o sector habitualmente menos visto é o da logística resolvemos dar-lhe maior expressão reportagem.

HMMWV M105A2. Estas viaturas já serviram em Timor-Leste e Kosovo, depois receberam blindagem Plasan SASA e rumaram ao Afeganistão, onde ainda servem.

Os HMMWV 1165A1 que o Exército e a Força Aérea adquiriram este ano e que em 2010 deverão rumar ao Afeganistão

Mitsubishi Strakar, Toyotas Land Cruiser, DAF, Unimog, Iveco 40.10 e outras. É evidente a grande diversidade de marcas e modelos.

As Mitsubishi Strakar são as viaturas ligeiras mais recentes do Exército e já estão em muitas unidades...

O novo material que está a começar a entrar ao serviço, como as Pandur, necessita de pessoal especializado e treinado para tirar o máximo partido das suas caracteristicas

As Pandur II 8X8 estão a ser distribuídas à Brigada de Intervenção. Espera-se agora a sua utilização operacional num dos teatros de operações exteriores

O MAN 4520 transporta um segmento da ponte "Ribbon" que depois de lançado à água se desdobra ficando a flutuar para suportar o transporte de cargas ou viaturas
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado