UM ANO AO SERVIÇO DA PAZ
Por Miguel Machado • 17 Jan , 2010 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... Print“De Espinho para o Líbano, UM ANO AO SERVIÇO DA PAZ”, é uma obra que conta a história, muito através da imagem, do período entre Maio de 2007 e Novembro de 2008, em que o Regimento de Engenharia N.º 3 (RE 3), esteve intimamente ligado à preparação e emprego de duas forças expedicionárias, as Unidades de Engenharia N.º3 e N.º 4. De tal modo assim foi que o RE 3 e a Câmara Municipal de Espinho meteram “mãos à obra” e decidiram editar este livro.
Sucessivas unidades da engenharia militar portuguesa cumprem missões no Líbano desde 2006 estando neste momento neste teatro de operações a Unidade de Engenharia N.º 7, integrada na United Nations Interim Force in Lebanon (UNIFIL). Antes deste empenhamento naquela conturbada região do globo já pequenos destacamentos de Engenharia haviam participado em muitas outras missões, em apoio das Forças Nacionais Destacadas, na Bósnia-Herzegovina, Kosovo e Timor-Leste. No Líbano no entanto trata-se da primeira missão de uma unidade de escalão companhia de Engenharia, sob comando de um oficial da arma.
“…Seria lamentável que essas experiências ficassem apenas registadas na memória de cada um, ou nos relatórios característicos da missão…“, escreveu o coronel Hermínio Teodoro Maio, comandante do RE 3, no prefácio deste livro. Tal afirmação, dizemos nós, devia ser imperativa para a generalidade das Forças Nacionais Destacadas dos três ramos das Forças Armadas e para as Forças de Segurança! Não sendo “a” solução para as necessidades de divulgação das missões exteriores é sem margem para dúvida um contributo sério. Aqui está informação fidedigna para o público interessado e uma boa fonte para fins históricos.
Assinala-se que a edição da obra só foi possível com o apoio da Câmara Municipal de Espinho o que prova, no mínimo, um excelente nível de relacionamento entre as duas entidades.
O livro, um verdadeiro álbum fotográfico com textos de suporte – sintéticos mas elucidativos – descreve sobretudo a preparação das forças e os aspectos mais relevantes da sua actuação o Líbano mas também inclui textos introdutórios ao assunto, à cidade de Espinho, à Engenharia Militar e ao Regimento.
As primeiras 15 páginas são dedicadas aos seguintes assuntos:
Cronograma do período em apreço; Prefácio pelo comandante o RE 3; Espinho (texto alusivo à cidade); Líbano (síntese da sua história); Tyre (síntese da história da localidade); Engenharia Militar (resenha histórica); Brigada de Intervenção (resenha histórica); Regimento de Engenharia N.º 3 (resenha histórica).
O livro entra depois na parte operacional e durante 80 páginas aborda a missão global da UNIFIL, a preparação das duas unidades em Portugal no RE 3, mas também no Regimento de Infantaria N.º 19 em Chaves e no Regimento de Infantaria N.º 13 em Vila Real.
No respeitante à actuação das UnEng 3 e UnEng 4 no Líbano, as tarefas levadas a cabo foram semelhantes e podemos ver páginas dedicadas quer ao melhoramento do seu próprio aquartelamento, o “Ubique Camp” – um quartel modelo sem paralelo nas “bases” que a Forças Nacionais Destacadas têm ou tiveram pelo mundo! – quer de outras unidades da força multinacional, quer ainda o apoio às populações civis e aspectos diversos das missões como as visitas de altas entidades, actividades de lazer ou a sempre almejada “medal parade” que assinala, no teatro de operações, o fim próximo e o regresso a casa!
UM ANO AO SERVIÇO DA PAZ, tem formato 31X31cm, capa dura, 96 páginas, e a seguinte ficha técnica:
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado