TRINTA E UM MESES DE “OPERACIONAL”!
Por Miguel Machado • 3 Ago , 2011 • Categoria: 02. OPINIÃO PrintCaminhando em velocidade de cruzeiro para o terceiro ano online, apresentamos mais um balanço. Em números redondos podemos dizer que desde 5 de Janeiro de 2009 o site publicou 332 “post” – o que dá uma média de 2,5 por semana – e acabou recentemente de ultrapassar o primeiro milhão de páginas vistas (visualizações).
Números
Apoiados nos elementos estatísticos que abaixo apresentamos em diversos quadros, podemos dizer que o site continua paulatinamente a captar novos leitores e que agradará portanto a quem nos visita. Mas também é verdade que o número de visualizações/mês ainda não recuperou totalmente da “crise” que ultrapassamos em Novembro de 2010 e que nos levou na altura a anunciar o fecho do “Operacional” . Apesar de raramente baixarmos das 1.000 visualizações diárias – e também muito raramente ultrapassarmos as 2.000 – a verdade é que tendo abrandado o número de artigos publicados por mês, as visualizações reflectem exactamente isso.
Conteúdos
Em termos de conteúdos continuamos a estar insatisfeitos com o número de reportagens que apresentamos, mas como “não há milagres”, vamos onde podemos e quando podemos e não onde queremos e quando queremos. Não nos queixamos de ninguém, só de nós próprios por não termos recursos nem disponibilidade para mais. Tentamos sempre dar relevo à componente imagem nos nossos artigos e nos blocos de fotografias que publicamos – algumas inéditas ou muito pouco conhecidas – e a “fotografia operacional” continua a ter a nossa atenção.
Colaboradores
Continuamos a ter bons colaboradores externos, novos e veteranos que muito têm contribuído não só para o desempenho do site como para uma maior diversidade de assuntos publicados o que só nos honra. Muito lhes agradecemos.
Altos e baixos!
Se a nossa aposta no Facebook se revelou frutuosa porque estabeleceu uma maior ligação entre leitores e autores e conferiu um interessante dinamismo ao site, o que nos parece ainda tem potencial para melhorar, outras iniciativas não. A tentativa de recolher imagens e testemunhos das missões de paz teve muito pouca aderência, de tal modo que nunca publicamos as poucas imagens recebidas embora fiquemos reconhecidos a quem participou; igualmente desmotivadora a aderência nas compras de livros/ilustrações, embora aqui ainda não desistimos – esperamos disponibilizar uma maior diversidade de artigos numa tentativa de despertar algum interesse nos potenciais comparadores; o nosso canal Youtube continua a ter visualizações, tem potencial, mas temos sido incapazes de o alimentar.
Patrocinador
A firma “Milícia” continua a ser a principal ajuda que o “Operacional” tem para responder aos seus compromissos. Sem ela a nossa sobrevivência seria mais difícil. Nada nos pede em troca e em nada interfere no nosso trabalho. Estamos reconhecidos pelo apoio e permanente disponibilidade demonstrada.
Futuro imediato
O “Operacional” caminha assim em velocidade de cruzeiro, com alguma estabilidade mas insatisfeito. Áreas que esperávamos cobrir com maior atenção, nomeadamente a das Forças Nacionais Destacadas, revelaram-se de muito difícil concretização – parece que não há grande interesse oficial nisso – ao contrário do que se passa em território Nacional, que está acessível, e só não fazemos mais porque não conseguimos.
Com a ajuda dos colaboradores vamos continuar o caminho traçado, continuando abertos à critica e às sugestões que nos queiram dar.
Caro leitor,
Tentamos, fiéis aos princípios enunciados em Janeiro de 2009, olhar para os assuntos que abordamos pelo prisma de quem anda “com as botas no chão”, equilibrando as reportagens com os aspectos históricos e a opinião, sem preconceitos académicos ou doutrinários. Continuaremos a contribuir para a divulgação em Portugal e no estrangeiro da história e da actualidade das nossas Forças Armadas e das nossas Forças e Serviços de Segurança – com uma ou outra “saltada” a aspectos internacionais, até para eventuais comparações – com o olhar e opinião dos colaboradores e o nosso próprio, esperando assim continuar a contar com a sua visita!
Quer ler outros balanços do “Operacional”? Clique em:
O “OPERACIONAL” LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA
O “OPERACIONAL” VAI SUSPENDER A PUBLICAÇÃO
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado