THE UNKNOWN WAR: PORTUGUESE PARATROOPERS IN AFRICA
Por Miguel Machado • 18 Fev , 2012 • Categoria: 05. PORTUGAL EM GUERRA - SÉCULO XX PrintNos dias de hoje o título deste artigo até pode parecer estranho. A última guerra que Portugal travou em África é tema de centenas de livros, artigos e reportagens em jornais e televisões, e, sinal dos tempos, objecto de uma enorme divulgação em vários suportes na internet, dos blogues ao facebook. Acontece que isto foi publicado no Reino Unido já lá vão 20 anos!
Em 1991 um investigador americano que gostava destes assuntos ligados à luta anti-subversiva em várias partes do globo, mas especialmente na América do Sul, David E. Spencer, entrou em contacto comigo e levantou a possibilidade de escrever-mos sobre a guerra em África. Assim nasceu esta cooperação que da minha parte tinha como objectivo divulgar o que os militares portugueses haviam feito nos anos 60 e 70 desse século e que era na realidade muito pouco conhecido, mesmo por cá e ainda menos no estrangeiro. Sendo eu pára-quedista e tendo acesso a pessoas que nesses anos ainda estavam ao serviço e haviam feito a guerra, fui fazendo umas entrevistas, recolhendo fotos (em papel, não havia o digital nem scanners!), e assim cheguei a um texto base que, seria depois trabalhado por David Spencer para publicação. Os desenhos são da autoria de Paul Hannon.
Eram tempos em que não havia internet nem computadores à disposição, as coisas foram-se fazendo à mão e com máquina de escrever, carta para lá, carta para cá, revisões demoradas. também alguma (muita!) dificuldade de David Spencer (que tinha os contactos) para sensibilizar a revista britânica do interesse do assunto – como bem sabe quem anda nestas coisas, a imprensa especializada internacional tem pouco interesse pelo que foge ao circuito anglo-saxónico e francófono – e, por fim, em 1992 os artigos foram publicados. A revista “Military Ilustrated, past & present”, que acolheu os artigos, entretanto mudou de editores,donos, formato e fechou portas na versão papel.
Assim sendo publicam-se hoje cópias deste artigo, exactamente a sua versão original, para se tentar novamente chegar a quem menos conhece esta época da nossa história militar – as audiências de língua inglesa – mas também como mais um contributo que se junta ao muito que vai sendo publicado em Portugal sobre esta guerra.
Miguel Silva Machado
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado