TEMPO DE BALANÇO: O ANO 1 DO “OPERACIONAL”
Por Miguel Machado • 1 Fev , 2010 • Categoria: 01. NOTÍCIAS PrintNo passado dia 6 de Janeiro de 2010 cumpriu-se um ano sobre a data em que o Operacional foi colocado online. Durante este período tentamos levar a cabo os objectivos a que nos propusemos e que constam na Apresentação e no Estatuto Editorial. Parece-nos que parte importante do ali escrito tem sido feita. Não com a abrangência que desejamos, uma vez que muitas unidades militares e forças de segurança ainda não mereceram a devida atenção, mas para lá vamos caminhando. Se não chegamos a determinados sectores tal deve-se a impossibilidade prática da nossa parte, não falta de vontade ou interesse.
Têm sido muitos os que nos felicitam e encorajam a continuar. Chegam-nos mensagens positivas quanto aos textos e quanto ao aspecto gráfico e à utilização que fazemos da fotografia e, timidamente, do vídeo. Recebemos ainda com agrado algumas críticas construtivas de quem sabe mais do que nós. Tudo tem sido levado em linha de conta. Quando vamos “ao terreno”, sendo verdade que muitos não conhecem ainda o site, outros sim e destes os comentários têm sido muito mas muito favoráveis. Como se calculará num trabalho como este, por carolice, isto é uma das grandes alavancas que nos leva a manter o esforço, a enfrentar as nossas limitações e a tentar ultrapassar as dificuldades e entraves com que nos deparamos.
Facto curioso que não esperávamos temos sido contactados com alguma regularidade com pedidos de esclarecimentos por parte de leitores, alguns militares, interessados neste ou naquele assunto que abordamos e mesmo perguntas relativas a outras matérias não tratadas nas nossas páginas.
Colaboradores
A força permanente do Operacional é composta por 3 pessoas e mais um punhado de indefectíveis que colaboram de quando em quando de acordo com a sua disponibilidade. Sem estes últimos o Operacional estaria bem mais incompleto, teria chegado a menos leitores e coberto menos assuntos. Se algum sucesso alcançamos muito a eles se deve. Desde a primeira hora, na área da imagem que sempre pretendemos valorizar, com Serrano Rosa em destaque, Luís Silva e muitos outros – algumas unidades e/ou ramos das Forças Armadas – com menos regularidade mas não menos importância, sempre referidos nas fotografias publicadas.
Em termos de conteúdos escritos, alguns fornecendo também as imagens, contamos com colaborações de (ordem alfabética):
Colectivo pela OMLT KCD 01-02 (FND Afeganistão); Francisco D’Almeida; Francisco José Leandro; Gil Prata; João Brandão Ferreira; José Carmo; José Ferreira Pinto; Mário Roberto Carneiro (da revista Segurança & Defesa do Brasil); Miranda Neto; Patrícia Marcelino; Paulo Gonçalves; Paulo Venâncio.
Não menos importante o facto de vários artigos publicados só terem sido possíveis com a colaboração muito estreita de militares envolvidos em operações reais no Iraque, Afeganistão, Chade e em acções de Cooperação como por exemplo em Cabo Verde e Angola.
Este conjunto de pessoas que de um modo ou de outro têm realmente feito o Operacional só fica completo com vários amigos, feitos ao longo de trinta anos, nas mais diversas latitudes e situações que hoje perante as nossas solicitações ou mesmo por iniciativa própria, desinteressadamente, dão apoio ao projecto.
É com orgulho pela confiança depositada que a todos agradecemos.
Estatística
De Janeiro a Dezembro de 2009 o Operacional registou 290.104 visualizações, o que dá uma média mensal entre as 18.224 e as 28.680, ou seja, em média, 806 visualizações diárias. Neste Janeiro de 2010 batemos todos os nossos recordes anteriores e, ainda antes da contagem final do mês, já temos mais de 8.000 visitantes únicos, e de 31.000 visualizações o que dá uma média diária superior a 1.000 visualizações.
Entendemos que ainda é cedo para se retirarem grandes conclusões destes números. Mesmo que nos pareça que estamos a crescer de modo sustentado, não temos isso por adquirido. Vamos tendo uma noção do tipo de artigos que mais interessam a quem nos procura mas – e isto é certo – não pensamos trabalhar apenas para as maiorias. Iremos manter a linha editorial e continuar a inserir temas que do nosso ponto de vista, e claro está de parte dos nossos leitores, são importantes mesmo que não sejam “lideres de audiências”.
Administração
O Operacional tem custos inerentes e quem os liquida são os fundadores do seu próprio bolso. Desde Abril de 2009 contamos com o patrocínio da firma “Milícia” – o qual muito agradecemos – que ajuda a aliviar as despesas obrigatórias. Todas as colaborações recebidas foram-no totalmente graciosas. Ninguém foi remunerado por qualquer colaboração prestada!
Em resumo
Estamos satisfeitos por nos termos metido nisto. Desejamos ir mais além, cobrir mais sectores de actividade e receber mais colaboração profissional.
Começamos a receber convites para reportagens o que mostra agrado pelo trabalho feito. Nem tudo são facilidades, outras que desejávamos fazer foram negadas.
Este ano de 2010 trará mais colaboradores para o Operacional e está prevista pelo menos mais uma parceria com uma publicação militar, agora portuguesa, mantendo-se a da Segurança & Defesa do Brasil.
Estamos no entanto com a sensação que se aproxima o momento de tomar decisões quanto ao futuro do site. Manter o nível de empenhamento ou evoluir para uma situação que permita recolher financiamento? A realidade é que como estamos, no limite da nossa disponibilidade económica particular. Mais publicidade permitiria ganhar capacidade para financiar a execução das reportagens e até, como gostaríamos, de estimular a colaboração, pagando. Teremos que descobrir se será viável tornar o Operacional numa empresa.
Seja como for procuraremos não desiludir aqueles que nos lêem e continuar com rigor a mostrar aquilo que os militares e policias portugueses fazem, em Portugal e no Estrangeiro, no mar, em terra e no ar.
Porquê? Porque achamos que é justo e merecido e porque gostamos de o fazer.
Dizemos e mostramos coisas que outros não, ou fazemo-lo de modo diferente. Enquanto milhares de portugueses e estrangeiros nos continuarem a visitar é porque certamente também assim pensam. Obrigado a todos.
O que têm dito de nós?
No ambiente em que nos movimentamos muitas publicações quer online quer em papel fizeram neste último ano referência ao Operacional. A maioria detectou o site e adicionou-o às suas listas de links úteis, o que naturalmente agradecemos. Nos fóruns “da especialidade” com alguns dos quais colaboramos, também temos sido falados e muitos dos nossos visitantes provêm exactamente desses espaços. Entre outros sítios os mais significativos em volume de visitas e regularidade estão (por ordem alfabética) os:
air-defense.net
aofa.pt
apssuica.webnode.com
avozdaabita.blogspot.com
balagan.org.uk
barcoavista.blogspot.com
boinas-verdes.com
bronarm.ru
casosdepolicia.wordpress.com
cmsg94.blogspot.com
defensa.pe
defesabrasil.com
defesanacionalpt.blogspot.com
ejercitos.org
eltiradorsolitario.blogspot.com
emfa.pt/esf
en.wikipedia.org
forosegundaguerra.com
forum.modelismo-na.net
forum9gs.net
forumdefesa.com
forumm.forumco.com
forumpq.paraquedistas.com.pt
militar.org.ua
militaryphotos.net
paraquedistas.ning.com
poadu.wordpress.com
pt.wikipedia.org
saorbats.com.ar
segurancaedefesa.com
servirportugal.com
talks.guns.ru
timawa.net
ultramar.terraweb.biz
waronline.org
Além destes que nos referenciaram ou deram noticia de artigos publicados no Operacional, outros fizeram mesmo comentários ao nosso trabalho e são esses os apontamentos – dos quais temos conhecimento, outros poderão ter existido – que aqui deixamos. Constituem sem dúvida uma motivação adicional para continuar (clique em cima dos documentos para ler) :
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado