SOLDADOS, SOLDIERS
Por Miguel Machado • 5 Nov , 2012 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintEstamos perante uma obra essencialmente visual que nos dá uma interessante panorâmica do que era o Exército no final dos anos 90 do século XX, em Portugal e nas Missões Exteriores.
O livro “Soldados fotografados por Homem Cardoso” é uma viagem pelo Exército Português em 1997 e 1998, através do olhar de António Homem Cardoso, com Preâmbulo do general António Martins Barrento, à data Chefe do Estado-Maior do Exército, e textos do tenente-coronel de cavalaria Quinta-Nova que acompanham cada um dos capítulos.
Tendo na altura cumprido o seu objectivo principal, divulgar o Exército, é hoje um documento histórico daquela época. A parte respeitante às missões de apoio à paz foi fotografada por vários autores – ver ficha técnica – e bem assim como a parte histórica tem várias imagens de arquivo do Exército ou cedidas.
Além do Preâmbulo, que no nosso entender sintetiza como poucas vezes se lê o que é um “Soldado”, o livro inclui os seguintes capítulos:
Perspectiva Histórica; Preparação Militar Geral; Instrução Complementar; Treino Operacional; Missões Internacionais; Escolas Militares; O Futuro.
Dito de outra forma, as imagens acompanham o soldado desde a sua formação inicial, a “recruta”, passando depois “à especialidade”, aos “exercícios”, seguindo para o empenhamento operacional real, as missões exteriores, quer as que já se tinham realizado quer as que estavam em curso. Nesta viagem com o “soldado” muitas unidades de norte a sul do país foram visitadas, dando ao fotógrafo a possibilidade de captar imagens em diversos cenários e com condições meteorológicas diferenciadas. Termina com uma passagem pelos Estabelecimentos Militares de Ensino e os Ensino Militar e por aquilo que estava em perspectiva na altura ser o futuro próximo do Exército. Aqui foi dado realce a factos que se vieram a concretizar, muitos ligados às novas tecnologias, mas também outros que ficaram pelo caminho, como reportagem com os primeiros pilotos do Exército.
O livro esteve à venda no mercado livreiro, foi usado como oferta protocolar em Portugal e no estrangeiro (é bilingue, português e inglês), e hoje julga-se que apenas pode ser encontrado em bibliotecas militares, estando esgotado.
Trata-se naturalmente de uma obra institucional, feita para dar uma boa imagem do ramo, facto que no nosso entender não lhe retira de modo nenhum – e cada vez mais – um lugar de destaque na história das publicações sobre assuntos militares em geral e especificamente do Exército Português. É uma época que fica registada quer no respeitante às terminologias e organização, quer no respeitante ao material, uniformes e até aos efectivos de então: 24.500.
“Soldados” tem uma excelente qualidade gráfica, design apurado e foi uma edição da Secção de Informação, Protocolo, Relações Públicas do Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, em 1998. Com capa dura, formato 24,5×31,5cm e 196 páginas profusamente ilustradas. ISBN 972-97408-2-8.
Aqui fica uma pequena amostra!
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado