REVISTA DE MARINHA
Por Miguel Machado • 25 Set , 2013 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintTrazemos hoje ao conhecimento dos nossos leitores uma publicação que não sendo “militar” ou “policial”, tem estas componentes naturalmente inseridas nos seus conteúdos, uma vez que o seu assunto é o Mar. A segurança nacional tem muito a ver com este elemento que nos rodeia “por todos os lados menos por um”, logo a Revista de Marinha é uma leitura que só podemos aconselhar.
Umas vezes mais outras menos, esta revista que é publicada a cada dois meses em versão papel, inclui temas dedicados à Marinha de Guerra, seja esta portuguesa sejam as armadas de outros países. Tendo a revista no seu site – www.revistademarinha.com – uma edição digital que é paga (além de muitas noticias, artigos e bem assim como, por exemplo, revistas históricas completamente digitalizadas, tudo de acesso grátis), este nosso artigo não irá, como por vezes acontece nesta secção do Operacional, reproduzir algumas das suas páginas e artigos. Reproduzimos a capa da última edição, a de Setembro/Outubro de 2013, o Prefácio do director, Almirante Alexandre da Fonseca, a ficha técnica e o índice. Este permitirá o conhecimento dos temas tratados, uns com abordagens mais densas outros mais em estilo notícia de leitura rápida, o que constitui um conteúdo para várias ocasiões. Quando o tempo disponível é mais alargado e, ao contrário, quando é escasso, em ambas as situações, a revista pode ser lida.
Do muito que tem para ler (67 páginas em formato A4, profusamente ilustrada), sejam temas da actualidade ou de carácter histórico, permitimo-nos realçar apenas uma noticia sobre a Marinha de Guerra de Marrocos. Na realidade poucas vezes nos lembramos deste país amigo que está aqui bem perto e que, em paralelo com a Argélia (ou por causa disso como se sugere na noticia?), está a equipar a sua armada com corvetas e fragatas modernas, com origem em estaleiros holandeses e franceses, e a construir em estaleiros espanhóis “cinco navios patrulha oceânicos e uma vintena de patrulhas ligeiros, alguns armados com misseis”.
Não sendo esta uma edição em que a Marinha de Guerra tenha grande destaque, não deixa de incluir uma dezena de artigos em que é versada em exclusivo e sem dúvida que a Revista de Marinha é uma boa fonte de informação para os que se interessam por temática militar naval.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado