REPORTAGEM “NA BÓSNIA 20 ANOS SÃO DOIS DIAS”
Por Miguel Machado • 10 Jul , 2015 • Categoria: ., 11. IMPRENSA PrintEsta reportagem da jornalista Catarina Santos realizada na Bósnia-Herzegovina em Junho de 2015 e agora publicada no site da Radio Renascença, é um excelente trabalho para dar a conhecer a realidade deste país por onde passaram milhares de portugueses, que se sente europeu, mas cujos problemas o parecem deixar ainda longe da União Europeia.
NA BÓSNIA, 20 ANOS SÃO DOIS DIAS é um trabalho de fundo sobre um país estrangeiro, coisa cada vez mais rara na imprensa portuguesa, para ler, ver e ouvir! São 4 artigos com texto, mapas, fotos e vídeos, a que acrescem uma grande e oito pequenas reportagens áudio. Os intervenientes nas entrevistas deixam bem claras as suas opiniões sobre o passado, o presente e o futuro deste martirizado país que quer ser europeu.
Dos 4 artigos principais, o DESENHAR PONTES EM PORTUGUÊS, é dedicado à presença militar lusa em terras da Bósnia, e, aquilo que a jornalista encontrou hoje neste país que a recorde. Um restaurante mantido por um ex-militar do Exército Português e dois intérpretes das forças portuguesas na Bósnia.
Recorda-se que pela Bósnia-Herzegovina entre 1992 e 2012 terão passado cerca de 11.000 portugueses ao serviço do Estado Português, a maioria militares do Exército, mas muitos da Marinha e Força Aérea, e ainda militares da GNR, polícias da PSP, diplomatas (Portugal manteve representação diplomática em Sarajevo entre 1996 e 2012) e ainda outros servidores públicos que no âmbito deste empenhamento de Portugal ali serviram o seu país no contexto dos esforços da comunidade internacional para acabar com uma terrível guerra civil, e depois estabilizar a situação. O que hoje Catarina Santos nos mostra também pode ser encarado como uma balanço desse esforço colectivo. Não há guerra é um facto, mas como fica muito claro nas reportagens, o caminho a percorrer é longo e dificil.
Uma nota dos tempos que correm, todo o trabalho de campo (informação, fotografia, filme, som), foi executado por uma pessoa, a jornalista. Depois, já no estúdio em Portugal, teve o apoio de Rodrigo Machado na pós-produção e infografia.
REPORTAGEM “NA BÓSNIA 20 ANOS SÃO DOIS DIAS”
Leia mais no Operacional sobre a Bósnia-Herzegovina:
A MISSÃO NA BÓSNIA EM 1996 E O ACIDENTE DE 24 DE JANEIRO
NÃO DESISTIMOS DA LUTA PELA MEMÓRIA DOS PÁRAS MORTOS NA BÓSNIA!
MONUMENTO EM DOBOJ/BÓSNIA: A CAMINHO DA SOLUÇÃO?
MONUMENTO EM DOBOJ, PASSAGEM DO TESTEMUNHO
BÓSNIA, A RESERVA OPERACIONAL EM ACÇÃO
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado