RELATÓRIO ANUAL DE SEGURANÇA INTERNA – 2015
Por Miguel Machado • 1 Abr , 2016 • Categoria: 01. NOTÍCIAS
O Governo apresentou à Assembleia da República o Relatório Anual de Segurança Interna de 2015, em cumprimento do previsto no Art. 7.º n.º 3 da Lei n.º 53/2008 de 29 de agosto (Lei de Segurança Interna). Muito associado em termos mediáticos aos índices da criminalidade – aumentou/baixou – trata-se de um documento com bastante interesse nesta área da Segurança e para a Defesa Nacional.
Este documento oficial tem capítulos que muito ajudam a compreender o que se vai fazendo em Portugal, por exemplo, em termos de combate ao terrorismo e cooperação internacional na área policial, o que muitas vezes passa despercebido da opinião pública, bem assim como a acção dos serviços de informações. Muitos departamentos praticamente desconhecidos da opinião pública, nacionais e mesmo internacionais, que operam nesta área da segurança são aqui referidos.
Não pretendemos fazer aqui uma análise ao documento, o qual pode ser descarregado na íntegra no final deste texto, mas chamamos também a atenção para alguns quadros estatísticos que raramente são divulgados, como os efectivos das forças de segurança e as baixas – mortos e feridos em serviço – que estes servidores públicos sofreram no período em causa.
Tem ainda um pequeno capítulo dedicado à cooperação com as Forças Armadas e um final dedicado às orientações estratégicas para a Segurança Interna em 2016.
Descarregue aqui o RASI
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado