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O “ANTEX-X02” DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA

Por • 17 Mar , 2011 • Categoria: 07. TECNOLOGIA Print Print

O Operacional foi ver como está o Projecto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não Tripulados (PITVANT). Estivemos no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, “2.ª casa” deste projecto, onde se realizam a maior parte das suas missões de voo e falamos com a equipa, militar e civil, que regularmente opera os UAV da Força Aérea nas pistas e espaço aéreo da Ota.

A Ota acolhe hoje maioria dos voos não tripulados experimentais que se fazem em Portugal.

A Ota acolhe hoje maioria dos voos não-tripulados experimentais que se fazem em Portugal.

O Centro de Investigação Academia da Força Aérea, em Sintra, e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto estão envolvidos neste projecto PITVANT há cerca de 3 anos e têm neste momento financiamento do Ministério da Defesa Nacional (Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa) para levar a bom termo os seus objectivos nos próximos 4 anos. Como veremos com maior detalhe no artigo que se seguirá dentro de dias aqui no Operacional, o PITVANT não se restringe ao ANTEX-X02, tem operado vários veículos não-tripulados num contínuo de evolução. Neste momento já opera também o ANTEX-X03 de dimensões e capacidade superiores ou, ao contrário, a Asa Voadora de dimensões bem mais pequenas e muito vocacionado para missões  mais “tácticas”, voando mais perto das “nossas tropas”.

Hoje deixamos aos nossos leitores um pequeno vídeo sobre o voo do ANTEX-X02 – imagens do Centro de Investigação Academia da Força Aérea e montagem do Operacional -, a aeronave não-tripulada experimental que estava a ser utilizada no dia da visita. Tem um peso máximo à descolagem de 10 kg; 2, 4m de envergadura, velocidade máxima de 150 km/h; carga útil máxima de 4 kg; autonomia muito variável dependendo sobretudo do tipo de motor e mesmo do combustível – cerca 2 horas e 30m com gasolina e cerca de 30 minutos para motor eléctrico (o que aparece no filme); altitude máxima de operação 2 km; descolagem e aterragem telecomandada e voo autónomo (em breve espera-se que esteja a fazer todo o processo em autómato); transmissão vídeo em tempo real; sistema computacional a bordo.

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