Na sequência da activação da EUROMARFOR em Lisboa para participar no exercício “SWORDFISH 10” da Marinha Portuguesa, o Operacional visitou esta força no Cais de Santa Apolónia, apresentando aqui imagens das fragatas “Méndez Núñez” e “Montcalm”, do patrulha oceânico “Comandante Bettica” e do submarino “U-31”.
As fragatas "Méndez Núñez" e "Montcalm", vistas da "Bartolomeu Dias", em Lisboa no passado dia 19JUN2010.
Depois de termos apresentado o N.R.P.”Bartolomeu Dias”, mostramos agora algumas imagens das outras unidades navais da EUROMARFOR, embora sem o mesmo detalhe. Ainda assim julgamos interessante partilhar estas fotografias e alguma informação adicional com os nossos leitores. Embora as visitas de navios de guerra a Lisboa até sejam relativamente frequentes, sabemos bem que muitos dos que nos visitam não podem fazer o mesmo aos navios. Assim aqui fica mais este registo para, quem sabe, motivar uma próxima deslocação a um porto perto de si para tomar contacto com este tipo de sistemas de armas.
Deixamos ainda links de sites oficiais relativos a estes navios, onde poderão ver com mais detalhe a informação que cada país acha por bem divulgar, e da própria EUROMAFOR, no qual se explica bem o que é esta força, a sua história e actividades. No link indicado do EMGFA é possível ler/descarregar informação sobre a EUROMARFOR em português.
Justifica-se ainda uma pequena nota sobre o submarino alemão U-31 (não pertencente à EUROMARFOR), presente em Lisboa. Utiliza o sistema AIP (Air Independent Propulsion) e trata-se do primeiro de 4 da Classse 212-A da Marinha Alemã que inaugurou este revolucionário sistema. Tem a sua base em Eckernförde no Mar Báltico e participa no “SWORDFISH 10”.
Em primeiro plano a F-104 "Méndez Núñez" da Armada Espanhola, quarto navio da Classe "Álvaro de Bazán" (F-100), pertencente à "31ª Escuadrilla de Escoltas".
Acostado à "Bartolomeu Dias", o "Comandante Bettica" (P492) da Marinha Militar Italiana. Trata-se de um dos 4 "patrulhões" (Navio Patrulha Oceânico) da classe "Comandanti".
Além desta peça "OtoBreda" 76/62 SR, o "Bettica" ainda dispõe de 2 metralhadoras "OtoBreda-Oerlikon KBA" 25/80
O semi-rigido do "Bettica" é transportado no "interior" do navio.
O convés de voo e hangar do NPO italiano. Pode embarcar o AB-212 ou o NH-90.
Convés de voo da F-104 "Méndez Núñez" e o hangar de onde opera o helicóptero SH-60B LAMPS.
Apesar do ambiente descontraído de Lisboa, no navio espanhol a segurança - evidente - era garantida por pessoal "de branco"...
...e pelos "camuflados" da Infantaria de Marinha embarcada.
As F-100 construídas em Espanha (NAVANTIA) e entregues à Armada Espanhola desde 2002, foram prioritariamente concebidas como navios de escolta e defesa área usando o sistema de combate AEGIS.
A peça "Lobo" Mk-45 Mod 2 127/54 mm.
O lançador vertical System Mk-41 (48 células) para: mísseis STANDARD SM2 Block IV; mísseis RIM-7PTC EVOLVED SEA SPARROW; mísseis RGM-109 TOMAHAWK.
Interior da ponte de comando da “Méndez Núñez”.
Detalhe do sistema de video do convés de voo, nesta ocasião "apontado" à entrada dos visitantes.
Não há dúvida que o país vizinho tem vindo a percorrer um caminho e termos de construção naval militar que é um exemplo.
A fragata "Montcalm" (D 642) da Marinha Francesa, está ao serviço desde 1982, e é um dos 7 navios do tipo F-70. Vocacionados inicialmente para a luta anti-submarina, receberam mais tarde outros sistemas de armas e sensores para o cumprimento de outras missões.
A peça 100 mm M68, totalmente automático, tem um alcance de 12.000m contra alvos de superfície e 6.000m contra alvos aéreos.
O hangar da "Montcalm" pode alojar dois helicópteros WG-13 LYNX. Em cima o reparo com 8 misseis anti-aéreos "Crotale" EDIR. A fragata transporta outros 18 em reserva.
O sistema anti-aéreo "Sadral" com misseis de curto alcance "Mistral".
Uma das duas peças de 30mm desta fragata. Em 2º plano o sistema "Dagaie" Mk2, lançador de "engodos" (tipo "flares") anti-míssil e ao fundo o "Sadral".
O sonar rebocado VDS (Variable Depth Sonar) DUBV 43.
Discretamente afastado o U-31 da Marinha Alemã que está a participar no exercício "Swordfish 10" da Marinha Portuguesa.
Até Setembro de 2011 cabe à Marinha Portuguesa comandar a EUROMARFOR.
EUROMAFOR
Fragata Méndez Núñez
Fragata Montcalm
“Patrulhão” Comandante Bettica
EMGFA (Press Kit com informação detalhada, em português, sobre a força e navios)