NATAL EM CABUL
Por Miguel Machado • 20 Dez , 2009 • Categoria: 04 . PORTUGAL EM GUERRA - SÉCULO XXI, EM DESTAQUE Print
Nesta quadra festiva dedicada na nossa tradição religiosa e nacional à Família, o “Operacional” publica este artigo que nos chega de Cabul, a pensar em todos os militares e policias portugueses empenhados em missões fora do território nacional e, em Portugal, afastados dos seus familiares. A lista de locais onde estes portugueses servem o seu país abrange os quatro cantos do globo, no mar, em terra e no ar, e, em breve, mais uma unidade constituída – uma companhia de comandos – vai voltar ao Afeganistão, aumentando o seu número. Para todos Feliz Natal e Bom 2010, fazendo votos que nada lhes falte para cumprirem a missão.
Este artigo dá a conhecer uma das componentes da presença militar nacional no Afeganistão com a particularidade de ser escrito na “primeira pessoa”. Foi elaborado por quem lá está neste momento e naturalmente é escrito com as condicionantes de quem se encontra num cenário de guerra. É um documento que nos orgulhamos de apresentar – e agradecemos – sendo esta infelizmente uma oportunidade muito pouco vulgar que os portugueses têm de saber (em tempo real, ou quase!) o que fazem os seus militares nas missões exteriores . Gostaríamos de poder continuar a divulgar este tipo de informação com estas e outras Forças Nacionais Destacadas.
OPERATIONAL MENTOR AND LIAISON TEAM (OMLT) NO AFEGANISTÃO
Desde 30 de Setembro de 2009 que se encontra no TO do Afeganistão mais uma Força Nacional Destacada, a Operational Mentor and Liaison Team 01/02 (OMLT) da Kabul Capital Division (KCD). O aprontamento, da responsabilidade da Brigada de Reacção Rápida sediada em Tancos, decorreu de Junho a Setembro e no dia 12 de Outubro de 2009, numa cerimónia realizada em Camp Warehouse – Kabul, efectuou-se a Transferência de Autoridade.
A força, comandada pelo Coronel de Infantaria Pára-quedista José Manuel Lopes dos Santos Correia, é constituída por 17 mentores entre Oficiais e Sargentos, está bem ciente das elevadas responsabilidades e da importância da missão. Dentro do âmbito da nova estratégia definida pela NATO para o TO do Afeganistão, considera-se o apoio prestado pelas OMLT/NATO e pelas Embedded Training Teams (ETT)/EUA como um dos factores mais relevantes para, progressivamente, garantir o desenvolvimento das capacidades das forças afegãs no sentido de estas poderem, assim que possível, assumirem a responsabilidade exclusiva pela segurança do seu país.
A Kabul Capital Division do Exercito Nacional Afegão (KCD ANA 111 DIV) tem como missão conduzir operações de segurança na província de Kabul (excepto região de SAROWBI) por forma a garantir a liberdade de movimentos, apoiar as Forças Policiais (Afghan National Police-ANP) na região de Kabul e, à ordem, assumir o comando e controlo de todas as forças militares, de polícia e dos serviços de informação (National Departement of Security-NDS) dentro da mesma província.
A KCD pretende ser, cada vez mais, uma unidade de referência dentro do Exército Afegão, com elevados níveis de operacionalidade, prontidão, e com capacidade para poder garantir, num futuro próximo, um ambiente calmo e seguro na região de Cabul.
Decorrente da missão da KCD a OMLT KCD, através do seu trabalho de mentoria, tem como uma das suas tarefas essenciais, a de preparar esta divisão para o seu emprego operacional. Só é possível assegurar um efectivo emprego operacional se a montante existir um verdadeiro e coordenado planeamento de Estado-Maior, assente no, nosso bem conhecido, processo de decisão militar.
A OMLT KCD tem também com o missão garantir o apoio necessário ao Comando e Controlo das subunidades em operações, o planeamento para o emprego das mesmas e assegurar a ligação com a ISAF e demais entidades intervenientes.
A OMLT KCD está instalada na área Sul do Aeroporto Internacional de Kabul (KAIA) e desloca-se diariamente para as instalações da KCD com o apoio de elementos da “Force Protection”. Face à tipologia de ameaças neste TO, é necessária a adopção de medidas de segurança que passam pela constante revisão e treino das Técnicas, Tácticas e Procedimentos, assim como a constante preocupação de não criar rotinas.
A OMLT KCD teve um papel importante na preparação da cerimónia inaugural da tomada de posse do Presidente, no apoio ao desenvolvimento do Plano de Segurança de Cabul e na aplicação da nova atitude preconizada pelo Comandante da ISAF.
Recentemente a OMLT alargou as suas áreas de mentoria para outros departamentos dentro da Divisão, o Departamento Religioso e Cultural, a inspecção, o Gabinete de Relações Públicas e o Departamento de Assuntos Legislativos. No passado dia 25 de Novembro, já dentro do âmbito desta nova mentoria, a OMLT KCD, conjugando esforços com uma unidade americana, TF Kabul, apoiou uma acção humanitária em 5 campos de refugiados onde foi possível, através dos membros do departamento religiosos e cultural, levar alimentos e cobertores a mais de 310 famílias. No dia 3 de Dezembro foi executada uma segunda operação humanitária, numa pequena escola próxima da Divisão, onde foram distribuídas 60 mochilas recolhidas por esta OMLT KCD, com material escolar, gorros para o Inverno e alguns chocolates. Embora a OMLT KCD organize e ajude a executar as operações, quem faz a entrega destes donativos são os militares afegãos dentro da política “O Exército Afegão na ajuda ao povo Afegão”.
Embora o empenhamento dos militares da OMLT KCD tenha sido, até ao momento, de enorme intensidade, destaca-se a grande motivação, o excelente ambiente de trabalho e a vontade de prosseguir com os objectivos determinados. Sabe-se que este é um projecto de longo prazo, mas a cada dia que passa são visíveis melhorias significativas no funcionamento da Divisão e na execução de operações reais, que resultam naturalmente, numa melhor e maior segurança para os habitantes da província de Cabul. OMLT KCD 01-02.
Nota: o “01” refere-se ao escalão em que está a OMLT (Divisão, há outras de brigada por exemplo – ver abaixo), e “02” significa que é a 2ª OMLT portuguesa neste escalão. A 1ª operou no Afeganistão entre Março e Setembro de 2009.
As Forças Armadas Portuguesas no Afeganistão, hoje:
Neste final de Dezembro 104 militares portugueses prestam serviço no Afeganistão. Uma OMLT de Divisão, sobre a qual este artigo versa, com 17 efectivos; uma OMLT de Guarnição (a 4ª que Portugal para ali envia), com 11 militares da Marinha, Exército e Força Aérea; um Módulo de Apoio – a estas forças – com 56 militares da Marinha, Exército e Força Aérea, entre os quais os encarregues da segurança (“Force Protection”, a designação em voga na NATO e que nós adoptamos); o Destacamento Médico com 16 militares da Marinha, Exército e Força Aérea, que se insere num hospital militar multinacional; 3 oficiais na estrutura de comando da ISAF; 1 oficial na UNAMA, a missão das Nações Unidas no Afeganistão.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado