MORTE OU GLÓRIA, HISTÓRIA DO REGIMENTO DE LANCEIROS N.º 2 (1883-1974)
Por Miguel Machado • 31 Jan , 2014 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintEm poucos sectores da vida nacional se prestará tanta atenção ao passado e àqueles que nos antecederam como na Instituição Militar. Assim se fortalece o espírito de corpo, o sentimento de pertença a algo que também é nosso, e por isso, ao mesmo tempo, surge a inovação e a iniciativa, um olhar para o futuro. Na “Cavalaria” e muito em particular nos “Lanceiros”, estas características estão desde sempre muito vincadas, e esta obra que a Associação de Lanceiros e a editora Fronteira do Caos acabam de lançar, pela pena do Tenente-Coronel António Marcos de Andrade, são mais uma prova disso.
O livro “Morte ou Glória, História do Regimento de Lanceiros n.º 2 (1883-1974)”, é mais um contributo para preservar a história militar não só desta unidade que ainda se encontra aquartelada na Calçada da Ajuda, em Lisboa, como em muitos aspectos a história do Exército, em Portugal e em vários teatros de operações, uns mais esquecidos do que outros, na Europa, na Ásia ou em África.
Em formato 21,5X30,5cm, capa dura, profusamente ilustrado, com 245 páginas, o livro, está prefaciado pelo Tenente-General Alexandre de Sousa Pinto, ele próprio antigo comandante do Regimento e actual Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, e inclui, vários anexos – galeria de comandantes, armas da unidade, código de honra, marcha do lanceiro, grito do lanceiro, cópias de documentos significativos como legislação, correspondência e artigos de jornal – um dos quais, muito completo, e respeitante à participação da Policia Militar na Guerra do Ultramar, de 1961 a 1975.
Quer ler mais sobre os Lanceiros no Operacional? Clique em:
NOVAS CAPACIDADES NOS LANCEIROS
LANCEIRO – CADERNOS MILITARES 1
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado