MAJOR-GENERAL CARLOS PERESTRELO COMANDA A BRIGADA DE REACÇÃO RÁPIDA
Por Miguel Machado • 19 Out , 2014 • Categoria: 03. REPORTAGEM, EM DESTAQUE PrintRealizou-se em 17 de Outubro de 2014, em Tancos na Brigada de Reacção Rápida do Exército Português, a cerimónia de tomada de posse do novo comandante desta grande unidade que integra as Tropas Especiais do ramo terrestre das Forças Armadas Portuguesas: o Major-General Carlos Perestrelo.
Carlos Alberto Grincho Cardoso Perestrelo, Major-General desde Novembro de 2013 e desde então Director de Doutrina do Exército, substitui no comando da brigada o agora Tenente-General Campos Serafino. Assume o comando desta grande unidade no momento em que mais uma unidade passa para a sua dependência, o Regimento de Cavalaria n.º 3 de Estremoz, e em que sub-unidades e quadros da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR) se encontram em missões no Afeganistão, Kosovo e Mali e um dos seus batalhões está em alerta permanente no âmbito da Força de Reacção imediata do EMGFA.
Como refere no seu discurso de tomada de posse, os desafios que a situação internacional pode colocar são vários, mas Carlos Perestrelo conhece muito bem a brigada – foi seu segundo comandante, chefe de estado-maior, comandante da Escola de Tropas Pára-quedistas e também do seu batalhão de instrução. Foi ainda chefe de estado-maior do Comando das Forças Terrestres e desempenhou cargos no estrangeiro, na EUFOR e como observador na ex-Jugoslávia.
O Major-General Perestrelo é oriundo da Arma de Infantaria do Exército, tendo iniciado a sua formação na Academia Militar em 1979 e ingressando no Corpo de Tropas Pára-quedistas (CTP) da Força Aérea Portuguesa em 1985. Até 1993 – data da transferência das Tropas Pára-quedistas da Força Aérea para o Exército – esteve colocado em todas as unidades territoriais deste corpo de tropas e exerceu diversas funções de Comando e Estado-Maior em subunidades operacionais da Brigada Ligeira Pára-quedista (BRIPARAS) e de instrução do CTP.
Está habilitado com os cursos curriculares de carreira, o Curso de Estado-Maior e o Curso de Promoção a Oficial General, tendo sido promovido ao actual posto em 4 de Novembro de 2013. Possui entre outros, o Curso de Pára-quedismo, Instrutor de Pára-quedismo, Saltador Operacional de Grande Altitude (SOGA), Instrutor Comando / Forças Especiais e “Rangers” do Exército dos Estados Unidos da América.
A BrigRR foi criada na sequência da chamada “Transformação do Exército”, fundamentalmente com a colocação sob o mesmo comando das três unidades de Tropas Especiais do Ramo, a que se juntaram outras unidades de diferentes Armas, e está organizada de acordo com o Despacho n.º 12555/2006 de 24 de Maio do Ministro da Defesa Nacional, embora tenha sido activada ainda em 2005 pela Directiva n.º 5 do Chefe do Estado-Maior do Exército.
Desde 2005 a BrigRR foi comandada por Eduardo Manuel de Lima Pinto (2005-2006), Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo (2006-2009), Raul Luís de Morais Ferreira da Cunha (2009-2011) e Fernando Celso Vicente de Campos Serafino (2011-2014).
A Brigada Aerotransportada Independente, sua antecessora (1994-2005), foi comandada por José Agostinho de Melo Ferreira Pinto (1994-1995), José Manuel Garcia Ramos Lousada (1995-1997), Manuel Bação da Costa Lemos (1997-2000), Cristóvão Manuel Furtado Avelar de Sousa (2000-2003) e Eduardo Manuel de Lima Pinto (2003-2005).
Antes da Transferência das Tropas Pára-Quedistas da Força Aérea para o Exército, a Brigada de Pára-quedistas Ligeira – BRIPARAS – foi comandada por José Agostinho de Melo Ferreira Pinto (1989-1993), Raúl François Carneiro Martins (1985-1989) e Heitor Hamilton Almendra (1980-1985).
A cerimónia militar que teve lugar na “placa” do Aeródromo Militar de Tancos no quartel do Comando e Estado-Maior da Brigada de Reacção Rápida, seguiu o figurino habitual para estas ocasiões e estiveram presentes elementos de todas as suas sub-unidades, familiares do novo comandante e amigos de longa data que se quiseram juntar nesta ocasião. Aqui fica a reportagem fotográfica de Alfredo Serrano Rosa.
Clique e leia aqui o discurso de tomada de posse do Major-General Carlos Perestrelo.
Leia também no Operacional:
BRIGADA DE REACÇÃO RÁPIDA TEM NOVO COMANDANTE
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado