LDG “BACAMARTE”
Por Miguel Machado • 27 Jul , 2014 • Categoria: 01. NOTÍCIAS PrintPassou, parece-nos, relativamente despercebido o facto da Marinha e de Portugal terem perdido em 25JUL2014 um navio único na nossa Armada (*), a Lancha de Desembarque Grande “Bacamarte”. Socorremo-nos do referido no site da Marinha sobre esta unidade naval para se atestar da sua importância. Que se saiba não está prevista a sua substituição no curto prazo.
“…O NRP Bacamarte é um navio multifacetado, com uma dimensão adequada à sua função e com uma característica – fundo plano-, que lhe permite ser o único meio com capacidade para realizar manobras de abicagem a terra.
Actualmente, o navio tem missões de apoio aos fuzileiros no âmbito da capacidade de projeção de força, colaborando no adestramento e na manutenção das valências das guarnições dos veículos anfíbios e dos condutores das viaturas.
Além deste tipo de missões, é de realçar que o NRP Bacamarte se tornou no primeiro navio de combate à poluição do mar da Marinha. Conseguindo reunir importantes qualidades para o combate à poluição, com sistemas de contenção e recolha, armazenamento e transporte de material até locais da costa com difícil acesso por terra.
Estas actividades operacionais não esgotam, porém, o contributo do NRP Bacamarte. O navio tem participado também em missões de apoio aos Destacamentos de Mergulhadores Sapadores na:
• Certificação de Operações de Mergulho Profundo;
• Inactivação de Engenhos Explosivos subaquáticos;
• Cooperação no projeto SEACON, de desenvolvimento de veículos autónomos submarinos em colaboração com Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Em 2004, durante a manutenção do navio no Arsenal do Alfeite, realizaram-se as alterações necessárias para instalação de uma câmara hiperbárica contentorizada e um contentor de alojamento, passando a servir como navio de apoio aos Mergulhadores.
Tem ainda participado em exercícios nacionais e nos planos de treino das fragatas efetuando o reboque de alvos e recolha de torpedos, sendo também utilizado como plataforma de apoio ao treino das equipas de abordagem…”.
Talvez ainda acrescentar que a LDG “Bacamarte” foi construída no Arsenal do Alfeite, o qual continua apto a construir este tipo de navio, simples, barato e…muito útil. Por seu lado o Corpo de Fuzileiros depois de ver a sua capacidade blindada adiada (senão mesmo anulada) com o cancelamento do “Programa Pandur”, antes de ter recebido qualquer viatura, fica agora com a sua capacidade de projecção ainda mais afectada.
Clique e veja o NRP BACAMARTE no site da Marinha.
Clique e veja no site do Arsenal do Alfeite as novas Lanchas de Desembarque que ali podem ser construídas.
(*) A Portaria N.º 564/2014 de 7 de Julho do Chefe do Estado-Maior da Armada, determina o “desarmamento” do navio a partir de 25 de Julho de 2014 “…. Em virtude da necessidade de alterar o estado de armamento do navio, tendo em vista o seu subsequente abate, estão agora criadas as condições para o seu desarmamento…”. Assim, nesta data realizou-se a última cerimónia de arriar da Bandeira Nacional na LDG Bacamarte.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado