LANCEIRO – CADERNOS MILITARES 1
Por Miguel Machado • 27 Ago , 2009 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintEmbora este nome seja familiar a muitos que nos lêem a publicação que hoje apresentamos é um projecto renovado que se propõe continuar o caminho iniciado há 10 anos pelo jornal “Lanceiro”. A Associação dos Antigos Oficiais de Lanceiros que editou o jornal até Novembro de 2007 decidiu agora dar outra forma ao projecto, mantendo o Estatuto Editorial, e aqui está a primeira edição, de 2009, estando prevista uma periodicidade semestral.
A nota de abertura diz ao que vêm sem ambiguidades “…Surgimos em contra-ciclo, num período perturbado com o serviço militar obrigatório extinto, os antigos combatentes do Ultramar ignorados e desprezados e o papel e espírito das Forças Armadas mal compreendido. Terreno, este, propicio a enaltecer o “coitadinho”, o revoltado, com gosto político-independente, e a deslustrar o sacrifício dos que cumpriram. E, ainda por cima, em “peças” quase sempre subsidiado por todos nós, contribuintes (que uma recente série de programas de televisão pública é um paradigma). Para que não se esqueça e não se faça tábua rasa da nossa História que como disse Mouzinho “foi obra de soldados” fazemos uma publicação para todo os que sentem e vivem os «interesses permanentes e vitais da Pátria e têm o culto da sua História», tenham ou não passado pelas fileiras.”
Os Cadernos têm formato A5, 100 páginas com bastantes ilustrações e os artigos e colaboradores deste número são os que apresentamos na imagem que reproduz o seu índice. O preço de capa é de 5,00€ e informações podem ser obtidas através do e-mail jornallanceiro@gmail.com e aaolanceiros@gmail.com ou na seguinte morada: Associação dos Antigos Oficiais de Lanceiros, Calçada da Ajuda, 1349-054 Lisboa.
O Lanceiro tem como director e editor José Manuel dos Santos Costa e a AAOL é actualmente na dirigida por Luís Alfacinha de Brito, Coronel de Cavalaria Luís David e Silva e Augusto Fialho.
O “Operacional” saúda mais esta iniciativa que se propõe abordar questões de interesse militar no panorama editorial nacional e deseja longa vida ao “Lanceiro”.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado