INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO 1911-2011
Por Miguel Machado • 24 Mai , 2011 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintOs Pupilos do Exército são uma Instituição bem conhecida dos portugueses no sentido em que não deve haver muita gente que desconheça a sua existência. Agora para quem gosta de saber mais, de ir ao detalhe, a história do Instituto dos Pupilos do Exército está disponível através de um livro no qual David Rosado, oficial do Exército e ele próprio antigo “Pilão”, percorre estes primeiros 100 anos de vida da Escola, que segundo Adriano Moreira escreveu no Prefácio, forma alunos dos quais “Esperamos (….) confiadamente um exemplo para a sociedade civil e uma inspiração para o Estado“.
David Miguel Pascoal Rosado sintetiza bem na “Abertura” os principais traços identificadores dos Pupilos: “Em 25 de Maio de 2011, o Instituto dos Pupilos do Exército (IPE) comemora o seu primeiro Centenário.
Tendo como Fundador um dos maiores exemplos de cidadania que este País teve – o General António Xavier Correia Barreto – o IPE sempre desenvolveu o seu ensino no sentido de «formar cidadãos úteis à Pátria».
Para esse desígnio, as diferentes gerações que ali se formaram para a vida durante estes cem anos, aprenderam a alcançar o sucesso através do seu esforço, dedicação e empenho, alicerçados permanentemente em valores, atitudes e práticas que enobrecessem o seu lugar na sociedade e prestigiassem os seus ofícios, tanto no âmbito militar como no âmbito civil.
Concorrendo para estas metas, os alunos e as alunas do IPE sempre foram incentivados a potenciar as suas capacidades intelectuais e físicas, porque só assim descobririam o seu próprio projecto de vida, ética e socialmente válido, conducente às mais adequadas opções escolares e profissionais.
É preciso percebermos que o IPE é uma Escola diferente das outras, mesmo quando comparada com os dois Estabelecimentos Militares de Ensino em Portugal, nomeadamente o Colégio Militar e o Instituto de Odivelas. Com efeito, desde 1911 que o Instituto, concomitantemente à formação militar ministrada aos seus estudantes, sempre esteve vocacionado para a vertente técnico-profissional do seu ensino porque só assim perseguiria, com acalentada e redobrada motivação, o objectivo central da sua criação. Continuamente virado para o mercado de trabalho, o IPE orgulha-se de ter uma taxa de empregabilidade dos seus antigos alunos extremamente alta, mesmo em anos onde esse rácio não foi manifestamente favorável para outras Escolas e Universidades.
De acordo com um modelo de ensino que evolui com o tempo, também as ofertas formativas que o Instituto conferiu aos seus alunos sofreram sucessivas alterações, sendo que as mais recentes já aconteceram nesta última década, em pleno século XXI.”
O livro com 358 páginas profusamente ilustradas, vai ao pormenor e aborda quer no texto principal quer pelas muitas notas com referências bibliográficas e outras, toda a história da instituição nas suas muitas vertentes, demonstrando que por detrás da obra está um trabalho de investigação de grande profundidade.
Quem ler o livro e visualizar as suas centenas de fotografias, faz ainda uma viagem por períodos da nossa história, como a Implantação da República, época ligada à fundação da Instituição, ou o século XVI no respeitante à vida e obra do seu Patrono, D. João de Castro.
Obra certamente com muito interesse, talvez mesmo indispensável para os “Pilões”, é mais uma parte da História Militar de Portugal que passa a estar escrita e disponível.
O livro, da autoria de David Miguel Pascoal Rosado tem formato 30,50X21,50cm, 358 páginas, capa dura, foi editado pelo IPE em 2010 e tem ISBN: 978-989-20-2146-1.
– Quer ler mais sobre os Pupilos no Operacional? Clique em: 99º ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO MILITAR DOS PUPILOS DO EXÉRCITO (IMPE)
– Site oficial do IMPE.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado