HINOS PATRIÓTICOS E MILITARES PORTUGUESES
Por Miguel Machado • 5 Dez , 2010 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintO livro que hoje apresentamos é invulgar – senão mesmo único – e um interessante contributo para a nossa história militar. Como refere um dos autores na Introdução, “As dimensões artísticas da actividade militar em Portugal encontram-se ainda, na sua generalidade, por estudar.” Acrescentamos nós, agora estão menos!
Hinos Patrióticos e Militares Portugueses, é uma obra cujo título naturalmente indica o seu assunto central, mas que é bem mais do que parece. Os autores, Alberto Ribeiro Soares, Pedro Alexandre Marcelino Marquês de Sousa e Manuel Joaquim Ferreira da Costa, dão-nos também o enquadramento histórico das épocas em que os hinos foram feitos, uma sintética mas útil cronologia histórico-militar de cada uma das épocas que a obra abrange e outros elementos de consulta bem úteis e nem sempre fáceis de encontrar. Aqui se prova que ainda há muita informação onde a internet não chegou!
Os períodos considerados são:
Reacção da Monarquia Portuguesa à Revolução Francesa, ida da corte para o Brasil e Aliança com a Inglaterra;
A Revolução Liberal em Portugal, afirmação do Liberalismo;
A Independência do Brasil em 1822,reflexos na sucessão de D. João VI;
Recuperação Absolutista de D. Miguel, suspensão da Constituição;
Guerra Civil entre Liberais e Absolutistas (1828-1834);
A Vitória do Liberalismo, instauração do regime liberal;
A Regeneração, estabilidade política e progresso económico;
Imperialismo e Nacionalismo, a questão colonial, conferência de Berlim, ultimato inglês;
O Estado Novo, nacionalismo e culto dos símbolos da Pátria;
Esforço de Manutenção do Império, a guerra em África 1961-1975;
Revolução do 25 de Abril, as Forças Armadas e a sociedade portuguesa.
O livro tem três capítulos principais, um para cada século, desde o século XIX, nos quais além dos Hinos, se refere uma síntese histórica e militar desse período.
Seguem-se um capítulo onde se incluem um pouco mais de 80 hinos que não foi possível inserir no corpo principal da obra por motivos variados e que vão explicados.
Nos anexos apresentam-se pequenas resenhas históricas das unidades referidas, notas biográficas das entidades destinatárias dos hinos e dos autores do hinos e bibliografia.
Os Índices, muito completos, incluem: cronológico; alfabeto-musical; onomástico; geográfico; geral.
Estamos perante uma obra de grande alcance, pioneira, que consegue reunir cerca de 300 hinos. Os autores alertam no entanto, “Era algo que tinha que ser feito e uma obra que devia ser publicada. Daí o termos assumido este desafio mas… …é natural que haja lacunas, erros, omissões. Humildemente nos penitenciamos e apelamos a quem tenha dados que permitam fazer correcções, que nos alertem“.
O livro, edição do Estado-Maior do Exército, lançado em Novembro de 2010, tem 352 páginas, capa dura, formato 30X22 cm e ISBN: 978-989-97013-0-4 e será colocado à venda por 30,00€.
Quer ver imagens do lançamento do livro? Clique aqui e veja a reportagem feita por Rui Elvas da Associação Nacional da Policia Aérea.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado