GRUPO DE AUTOMETRALHADORAS, 10 ANOS DE HISTÓRIA
Por Miguel Machado • 7 Mar , 2016 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintAcaba de nos chegar o livro “Grupo de Autometralhadoras, 10 anos de história, 2005-2015”, obra que resume, sobretudo através da imagem, o que foi a curta mas intensa vida desta unidade operacional do Exército Português.
Desde 2005, ano em que foi criado no decurso da chamada “Transformação do Exército”, até ao final de 2015 quando foi extinto, na sequência de nova alteração da componente operacional do Ramo decorrente de novas orientação políticas e também, no caso em concreto, de novas abordagens ao emprego deste tipo de forças, o Grupo de Autometralhadoras (GAM) da Brigada de Intervenção (BrigInt) cumpriu ainda assim um percurso cheio de actividade, quer em Portugal quer em missões expedicionárias que foi chamado a cumprir.
O livro que agora foi dado à estampa, embora muito simples e sendo no essencial uma “fotobiografia da unidade”, tem interesse por vários motivos. Desde logo por ter sido feito! Bom seria que regularmente as unidades militares tivessem este cuidado, mesmo nestes tempos de informação virtual da qual somos parte, porque é um registo datado no tempo que fica, fiável para quem se interessa por estas temáticas. Depois porque a recolha de imagens, muito abrangente, permite agora e para futuro ter uma visão do que era e como estava equipada a unidade ao longo da década em causa, quer na actividade de treino operacional em Portugal quer depois de projectada para os teatros de operações onde actuou. Sendo um livro claramente institucional, muito baseado em documento oficiais – referenciados – tem a vantagem de servir de fonte de informação segura para quem deseje aprofundar o tema.
O livro tem os seguintes capítulos.
- Nota introdutória
- Galeria de Comandantes
- Historial do GAM
- Evolução Heráldica do GAM
- Treino Operacional
- Outras Atividades
- Forças Nacionais Destacadas
A obra tem capa dura, formato 25x25cm, 121 páginas, e foi uma edição do próprio Grupo de Autometralhadoras datada de Novembro de 2015.
Quer saber mais sobre o GAM e o Regimento de Cavalaria 6 em Braga? Leia no Operacional:
EM BRAGA COM OS DRAGÕES D’ENTRE DOURO E MINHO
RECEPÇÃO EM BRAGA AOS CONTINGENTES VINDOS DA LITUÂNIA E DO KOSOVO
VÍDEO-REPORTAGEM:EM BRAGA COM OS DRAGÕES D’ENTRE DOURO E MINHO
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado