logotipo operacional.pt

FAPLA, BALUARTE DA PAZ EM ANGOLA

Por • 15 Abr , 2014 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... Print Print

Apresentamos hoje uma obra que marca um período histórico para as Forças Armadas Angolanas e as organizações militares de que são herdeiras, de 1961 às vésperas dos acordos de paz de Bicesse.1-dsc_0565-copy
No momento em que já passa mais de um quarto de século sobre o fim das “Batalhas do Cuito Canavale” (23 Março 1988), marco decisivo na consolidação da independência da República Popular de Angola, num confronto militar de grandes proporções com características convencionais e contra um inimigo externo, parece-nos interessante mostrar aos nossos leitores uma parte da história militar de Angola que não é muito divulgada entre nós.
Na realidade, o período que se seguiu à independência desta antiga Província Ultramarina, com o enorme drama humano que ali se viveu, ficou marcado em Portugal e em Angola por grandes antagonismos políticos que não permitiram durante anos – e para muitos, naturalmente pelo seu envolvimento pessoal assim sempre continuará a ser até à eternidade – uma avaliação factual do que então se passou.

Este livro, que é uma obra com evidente cunho politico, parece-nos pode ser um contributo interessante para perceber como em Angola, em tempos de partido único e de forte influência de países do “bloco de Leste”, a sua própria história recente era vista. Tem a particularidade de ser escrito por angolanos e datado no tempo, “a quente”, ainda sem distanciamento histórico. Foi um tempo que passou sem dúvida, mas marcou – parte importante dos principais protagonistas em Angola passaram por aqui – e pode ajudar a compreender factos de hoje.

Curiosamente hoje em dia, quer em Angola quer em Portugal, estão a ser lançados vários livros escritos por protagonistas angolanos destes tempos. Nestas novas obras os anos de guerra, primeiro contra Portugal e ao mesmo tempo entre os movimentos angolanos e depois, mantendo este conflito interno mas também o combate pela consolidação do poder de Luanda e do MPLA sobre a totalidade do território que fora a “jóia da coroa” de Portugal face ao exterior, são vistos com outro olhar, menos ideológico e mais histórico, trazendo para a luz do dia um novo olhar por estas realidades.

Este livro foi lançado para assinalar os 15 anos das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (1974-1989) é de grande qualidade gráfica e pode considerar-se um livro de prestígio, destinado a audiências seleccionadas, em Angola e no estrangeiro. É uma obra institucional, edição do Departamento de Agitação e Propaganda da Direcção Politica Nacional das FAPLA, que foi realizada com base em arquivos oficiais angolanos, fotografias ENFOTO, arquivos do Estúdios Cinematográfico das FAPLAS, Carlos Henriques e Domingos Júnior, realizada pela Berger-Levrault International de Paris.

O livro é essencialmente fotográfico, imagens de boa qualidade e um design bem conseguido, para suportar um texto marcadamente ideológico. Eram os tempos dos dois blocos e Angola tinha escolhido o seu campo, recebendo apoio de países como a União Soviética e Cuba, o que aliás é referido no livro.
O índice que apresentamos ilustra a temática que é abordada, numa obra que tanto quanto sabemos está esgotada em Angola e fora do circuito comercial, sendo possível consultar em bibliotecas ou junto de particulares.

Tem capa dura e sobre-capa, 256 páginas, formato 24,5cmx31,5cm, e é trilingue (português, francês e inglês).

241-copy

2-fapla

3-fapla

4-fapla

5-fapla

6-fapla

7-fapla

8-fapla

9-fapla

10-fapla

11-fapla

12-fapla

13-fapla

14-fapla

15-fapla

16-fapla

17-fapla

18-fapla

19-fapla

20-fapla

21-fapla

22-fapla

23-fapla




"Tagged" como: , ,

Comentários não disponíveis.