logotipo operacional.pt

DISTINTIVO DE QUALIFICAÇÃO DE «DOBRADOR DE EQUIPAMENTO AÉREO»

Por • 4 Abr , 2012 • Categoria: 10. DISTINTIVOS, INSÍGNIAS E CONDECORAÇÕES Print Print

INTRODUÇÃO

O Curso de «DOBRADOR» é, indiscutivelmente, um dos mais importantes que a ESCOLA DE TROPAS PARAQUEDISTAS (ETP) ministra aos seus soldados especializados em paraquedismo.

Com um objetivo final bem definido, esta especialidade abrange disciplinas que vão desde o domínio das técnicas de dobragem dos paraquedas de abertura automática, paraquedas de reserva, paraquedas de emergência e paraquedas de abertura manual, passando pela manutenção dos paraquedas, e sem esquecer os seus dispositivos de segurança: de indicação altimétrica e de abertura barométrica.

É sobre o distintivo que qualifica os soldados paraquedistas em «DOBRADOR DE EQUIPAMENTO AÉREO», aprovado pelo Despacho Nº166/CEME/11 que se revelam algumas curiosidades heráldicas(1).

Desenho gráfico do distintivo de qualificação do Curso de «DOBRADOR DE EQUIPAMENTO AÉREO». (Foto Col. do autor)

Desenho gráfico do distintivo de qualificação de «DOBRADOR DE EQUIPAMENTO AÉREO». (Foto Col. do autor)

SIMBOLOGIA HERÁLDICA DO DISTINTIVO DE QUALIFICAÇÃO DE «DOBRADOR DE EQUIPAMENTO AÉREO»

Descrição:

– uma calote de um paraquedas de abertura manual, aberta; sobreposta à sinistra uma calote de um paraquedas convencional de abertura automática, aberta; abraçando os cordões de suspensão das duas calotes, uma tira extratora com mosquetão fechado, tudo de prata.

Simbologia e alusão das peças:

– As CALOTES dos paraquedas, abertas, simbolizam a atividade de dobragem;

– A TIRA EXTRATORA COM MOSQUETÃO FECHADO é demonstrativa da importância da instrução específica do «DOBRADOR DE EQUIPAMENTO AÉREO», cuja missão é dobrar, manter e inspecionar os paraquedas para e após as reparações, e representativa da atividade de manutenção.

Os esmaltes significam:

– A PRATA , integridade e obediência.

Habilitar os soldados paraquedistas a dominar as técnicas de dobragem de paraquedas de abertura automática e de abertura manual, é um dos objetivos do Curso de «DOBRADOR DE EQUIPAMENTO AÉREO».

Habilitar os soldados paraquedistas a dominarem as técnicas de dobragem de paraquedas de abertura automática e de abertura manual, é um dos objetivos do Curso de «DOBRADOR».

Dobragem de um paraquedas de reserva.

Dobragem de um paraquedas de reserva.

As Tropas Paraquedistas já contam com «dobradores femininos» nos seus efetivos.

As Tropas Paraquedistas já contam com «dobradores femininos» nos seus efetivos.


REGRAS DE ATRIBUIÇÃO DO DISTINTIVO DE QUALIFICAÇÃO DE «DOBRADOR DE EQUIPAMENTO AÉREO»

Pré-requisitos:

  • Possuir o Curso de Paraquedismo Militar;
  • Ser Soldado.

Habilitar / objectivo final:

– Habilitar os instruendos – soldados paraquedistas – com os conhecimentos técnicos para as funções inerentes ao cargo de soldado «DOBRADOR».

Versão metálica do distintivo «DOBRADOR DE EQUIPAMENTO AÉREO». (Foto do autor)

Versão metálica do distintivo «DOBRADOR DE EQUIPAMENTO AÉREO». (Foto do autor)

Dados técnicos para a confecção / fabrico:

Cores:

– totalmente em “prata velha” e/ou fosca;

Dimensões:

– altura – 5 cm X largura – 4,9 cm

Versão metálica:

– o distintivo deve ser produzido a partir de uma liga de cobre (latão ou bronze) com acabamento por “banho de prata velha-oxidada”;

– o cunho deve ser executado a partir de uma escultura(2) para permitir realçar os baixos e altos relevos que compõem todos os elementos heráldicos da peça;

– a peça estampada com reverso-liso deve ser fixada nos uniformes com dois fechos tipo “prego” dispostos horizontalmente (ou três dispostos em triângulo) no reverso para contrariar o seu desalinho nos uniformes.

Versão em pano / baixa visibilidade (uniforme camuflado):

– o distintivo pode ser produzido a negro sob fundo verde oliva e/ou camuflado ou em material vulcanizado nas mesmas cores.

Localização/uso do distintivo:

– de acordo com o Despacho Nº166/CEME/11, o distintivo é usado no lado esquerdo da pala do bolso superior direito dos uniformes.

O lema dos «DOBRADORES» ilustra de forma inequívoca o seu espírito profissional: UM DOBRADOR NÃO ERRA, NUNCA.

O lema dos «DOBRADORES» ilustra de forma inequívoca o seu espírito profissional: UM DOBRADOR NÃO ERRA, NUNCA.

NOTAS

(*) Conforme informação recolhida junto da Companhia de Equipamento Aéreo (CEA), a autoria do esboço/desenho que deu origem a este distintivo é da autoria do seguinte militar: SOL/PARAQ/RC 02486598 P. RIBEIRO.

(1) O texto heráldico (oficioso e ainda sujeito a ajustamentos) aqui publicado foi elaborado e adaptado pelo SCH/PARAQ (RES) ANTÓNIO E. S. CARMO.

(2) Com este tipo de fabrico, dificulta-se o processo de falsificação dos distintivos e o seu consequente “sucateamento”, levado a efeito por intermediários/comerciantes, cujo único objetivo é o lucro puro, ignorando a qualidade e beleza heráldica dos distintivos das Forças Armadas.

SUPORTE DOCUMENTAL

– DESPACHO Nº166/CEME/11 de 20OUT;

– PORTARIA Nº254/2011 de 30JUN;

– CARMO, António E. S., «DISTINTIVOS E INSÍGNIAS DAS TROPAS PARAQUEDISTAS PORTUGUESAS», Edição do autor (em preparação);

– Arquivo particular de Miguel Silva Machado & António E. S. Carmo;

– Testemunhos orais recolhidos pelo autor na ETP.


"Tagged" como: ,

Comentários não disponíveis.