DIA DOS PÁRA-QUEDISTAS E DA ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS
Por Miguel Machado • 31 Mai , 2011 • Categoria: 03. REPORTAGEM PrintTancos, 23 de Maio de 2011, a Escola de Tropas Pára-quedistas assinalou o seu 55.º Aniversário. Milhares de antigos e actuais pára-quedistas militares portugueses, vindos dos quatro cantos do país e alguns do estrangeiro, juntaram-se mais uma vez na “Casa-Mãe” das Tropas Pára-quedistas Portuguesas para assistir à cerimónia militar e participar nesta jornada de convívio e memória que é o Dia dos Pára-quedistas.
A Escola de Tropas Pára-quedistas (ETP) é hoje uma unidade da Brigada de Reacção Rápida do Exército Português que forma militares na área do pára-quedismo militar dos três ramos das Forças Armadas e apronta o Batalhão Operacional Aeroterrestre desta brigada. Está organizada em Comando, Estado-Maior, Direcção de formação e Divulgação, Companhia de Comando e Serviços, Batalhão Operacional Aeroterrestre e Batalhão de Formação. Está localizada junto do Aeródromo Militar de Tancos e muito perto da Zona de Lançamento do Arripiado, dispõe de áreas de instrução variadas e tem uma infra-estrutura que acolhe cerca de mil pessoas numa área de 30 hectares.
Muitos são os cursos na área aeroterrestre que aqui são ministrados, destacando-se os Cursos de Pára-quedismo, Cursos de Operações Aeroterrestres, Curso de Chefes de Salto de Abertura Manual, Curso de Precursores e de Auxiliares de Precursores, Cursos de Abertura Automática com Asa, Curso de Instrutor de Pára-quedismo, Curso de Instrutor de Queda-Livre Operacional, Curso de Queda-Livre, Curso de Piloto Tandem, Curso de Inspector de Abastecimento Aéreo, Curso de Operador de Abastecimento Aéreo, Curso Técnico de Equipamento Aeroterrestre, Curso para Dobradores de Pára-quedas. Outros cursos como a Formação Geral Comum, Treinador/Tratador de Cães Militares preenchem a actividade de formação aqui ministrada, a qual está desde sempre associado ao lema “Instrução Dura, Combate Fácil” do memorável Batalhão de Instrução, agora Batalhão de Formação.
A ETP faz muito mais do que isto, mas aqui reside sem dúvida o essencial da sua missão, formar pára-quedistas. E já formou mais de 45.000!
Muito haveria a dizer das tarefas que a ETP tem cumprido (descarregue no fim do artigo o discurso do Comandante em pdf.), mas destacam-se apenas duas: a colaboração dos seus militares com a Esquadra 501 da Força Aérea Portuguesa no exigente processo que conduziu à certificação dos novos C-295M – aeronave que segundos muitos pára-quedistas que ouvimos excede as melhores expectativas -; o envolvimento da Escola no levantamento em Tancos daquilo que poderá ser o primeiro Centro de Excelência da NATO em Portugal, o NATO Airborne and Airmobility Center of Excelence.
Mas este Dia da Unidade tem ainda algumas características que mesmo podendo não ser únicas, são pouco vulgares em Portugal – talvez limitadas a uma ou outra unidade de elite – e têm a ver com o entrosamento entre os que foram formados nesta “Casa-Mãe” e os que agora cá estão. A comemoração é sempre feita a 23 de Maio não sendo transferida para outras datas, independentemente do dia da semana. Criou-se, ano após ano, a tradição por parte de antigos pára-quedistas, inseridos em associações mas ainda muitos mais a título individual, familiar ou em grupos organizados “ad-hoc”, de rumar a Tancos. São sempre aos milhares, alguns vão de véspera e instalam-se na região ou dormem mesmo no Pinhal (área de instrução junto à vedação do quartel e da Torre Americana), e naturalmente este movimento não carece de qualquer convite ou inscrição. São da Casa, aparecem! Quem quer almoçar no quartel inscreve-se de manhã e paga uma importância simbólica, mas muitos almoçam (lancham e jantam!) nas instalações que várias associações ou grupos montam no Pinhal. Se não houvesse cerimónia…apareciam na mesma!
Esta componente convívio que muitas vezes se inicia no dia anterior – com actividades paralelas e se prolonga por todo o dia 23 (e noite) – inclui um pouco de tudo desde a venda de recordações e publicações até à realização de actividades musicais, mas acima de tudo, muito convívio, muita memória para ser recordada.
Quem acompanha o “Operacional” sabe bem que os fundadores do site são antigos pára-quedistas militares e bem assim como alguns dos nossos principais colaboradores. É o caso do Alfredo Serrano Rosa, autor desta reportagem fotográfica que publicamos e figura incontornável nos “23 de Maio”. Obrigado Serrano Rosa!
Quer ler o discurso do Comandante da Escola de Tropas Pára-quedistas? Clique aqui!
Quer ler a Mensagem que o Chefe do Estado-Maior do Exército dirigiu aos Oficiais, Sargentos, Praças e funcionários civis que servem o Exército na Escola de Tropas Pára-quedistas? Clique aqui!
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado