CIA, 60 ANS D’ACTIONS CLANDESTINES
Por Miguel Machado • 1 Mai , 2010 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintFoi recentemente lançado mais um excelente livro da editora francesa “Histoire & Collections”: “CIA, 60 ANS D’ACTIONS CLANDESTINES”. Desde a criação do Office of Strategic Service (OSS) em 1942 às novas directivas do Presidente Obama para a Central Intelligence Agency em 2009, passando por inúmeras actuações em vários pontos do globo durante a segunda metade do século XX e o conturbado início do actual, a história de muitas das acções da famosa agência americana, está aqui bem descrita e ilustrada.
Trata-se de uma obra factual, tanto quanto se pode ser quando se escreve sobre estes temas que por natureza estão envolvidos de algum mistério e muita desinformação. Muitas fotos e documentos de arquivo ilustram bem o que têm sido as acções clandestinas da CIA, em vários teatros de operações onde as Forças Armadas Americanas estiveram envolvidas, mas também onde o “longo braço” da “Agência” se fez sentir na defesa dos interesses dos EUA. Com lugar de destaque no período da Guerra Fria contra o Pacto de Varsóvia e em diversos países da Ásia e América do Sul e Central, a CIA actuou em muitos lugares onde não havia forças americanas como em Angola, Afeganistão, Cuba, Chile, Nicarágua, Irão, entre outros. Vitórias e fracassos são aqui abordados de modo compreensível, onde além dos acontecimentos também se explicam conceitos e práticas abundantemente falados sem que muitos saibam exactamente o seu significado.
A actual guerra ao terrorismo e a época do “vale tudo” que parece ter abrandado também tem lugar de destaque, explicando-se inclusive quais os métodos de tortura abolidas pela actual administração americana e a questão das prisões da CIA e os famosos voos dos aviões prisão da “agência” envolvidos no programa “Extraordinary Redition” e mesmo, a participação do português Carlos Coelho na sua investigação.
Os autores desta obra são Eric Micheletti, redactor-chefe da revista RAIDS, que como repórter cobriu vários conflitos e que durante mais de vinte anos se dedica a temas relativos a unidades especiais e suas missões, e Pascal Le Pautremat, doutor em história contemporânea especializado em geopolítica e colaborador do Centro de Estudos de História do Ministério da Defesa de França.
O livro com o ISBN 978-2-35250-110-7 tem capa dura, formato 230x310mm, 176 páginas profusamente ilustradas e preço de capa de 40,95€. As obras desta editora aparecem em Portugal em vários locais especializados e também podem ser adquirido directamente. Aliás nesta modalidade actualmente (Mai 2010) a Histoire & Collections vende o livro por 38,90€ e oferece os portes de correio.
Aqui deixamos o Índice completo da obra e algumas páginas que ilustram bem o tipo de trabalho em presença.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado