CERIMÓNIA DE IMPOSIÇÃO DO DISTINTIVO DE QUALIFICAÇÃO DE «INSTRUTOR DE PARAQUEDISMO»
Por Antonio Carmo • 14 Abr , 2012 • Categoria: 01. NOTÍCIAS PrintNo passado dia 12 de Abril p.p. realizou-se, na Escola de Tropas Paraquedistas (ETP), em Tancos, uma cerimónia simbólica mas com um significado muito especial para todos os instrutores de paraquedismo militar.
Primeiro agente no processo formativo e alma nesta singular instituição de ensino militar, o INSTRUTOR DE PARAQUEDISMO vê, assim, de forma modesta mas digna, materializado um “velho sonho” de muitas gerações de instrutores: ter um distintivo que identifique, caraterize e valorize a sua missão específica.
Presidida pelo 2º Comandante da Brigada de Reação Rápida (BRR), Coronel Tirocinado Paraquedista Carlos Perestrelo, a cerimónia desenrolou-se na parada Alferes Paraquedista Mota da Costa do Batalhão de Formação (BF) onde estiveram presentes “instrutores de paraquedismo” em serviço na ETP, Regimento de Infantaria 10 (RI-10), Regimento de Infantaria 15 (RI-15) e Unidade de Aviação Ligeira do Exército (UALE).
Perante esta formatura, o Comandante da ETP, Coronel Paraquedista José Duarte Costa proferiu uma alocução.
Seguiu-se uma leitura sobre a simbologia heráldica do distintivo de INSTRUTOR DE PARAQUEDISMO, e de imediato procedeu-se à sua imposição a todos os presentes em formatura.
Encerrou-se a cerimónia.
Alfredo Serrano Rosa marcou presença e registou para a posteridade alguns flagrantes deste momento singular na história das TROPAS PARAQUEDISTAS PORTUGUESAS.
SIMBOLOGIA HERÁLDICA DO DISTINTIVO DE QUALIFICAÇÃO DO CURSO DE «INSTRUTOR DE PARAQUEDISMO»
DESCRIÇÃO:
– Uma calote de um paraquedas convencional de abertura automática, aberta; ao centro, entre os cordões de suspensão uma espada antiga em pala com meio-voo, à sinistra, sustida por dois ramos de louros, à sinistra e à destra, tudo de prata.
SIMBOLOGIA E ALUSÃO DAS PEÇAS:
– A CALOTE convencional do paraquedas aberta é o símbolo falante das Tropas Paraquedistas;
– A ESPADA antiga, entre os cordões de suspensão da calote convencional do paraquedas, afirma o caráter castrense do ensino aeroterrestre na ESCOLA DE TROPAS PARAQUEDISTAS, e demonstra a importância da instrução técnica e do INSTRUTOR DE PARAQUEDISMO, cuja missão é transformar em “soldados da terceira dimensão”, os homens que lhe são confiados;
– Os RAMOS DE LOUROS, por serem dois, simbolizam o mérito técnico e físico do Curso de «INSTRUTOR DE PARAQUEDISMO»;
– O MEIO-VOO faz alusão à capacidade de as forças paraquedistas serem transportadas rapidamente e de serem lançadas na retaguarda das linhas inimigas, desembarcadas no objetivo e/ou nas suas proximidades.
OS ESMALTES SIGNIFICAM:
– A PRATA, humildade e integridade.
Antonio Carmo é
Email deste autor | Todos os posts de Antonio Carmo