logotipo operacional.pt

BALANÇO DE UM REGRESSO, AQUI NO “OPERACIONAL”

Por • 3 Nov , 2014 • Categoria: 02. OPINIÃO Print Print

Como terão notados os nossos leitores mais antigos e atentos, neste mês de Outubro houve um incremento de actividade no Operacional. Voltamos a imprimir um ritmo de colocação de artigos online que há mais de um ano não era possível. Aqui fica o balanço e razões.

O comportamento estatístico do Operacional nos últimos meses. Os leitores reagiram bem ao aumento do número de artigos publicados este mês.

O comportamento estatístico desde Março de 2013. Após um longo período com menos inserção de artigos online, os leitores reagiram muito bem neste mês de Outubro ao seu aumento. O Operacional não foi esquecido!

Na realidade há muitos meses que o Operacional estava a trabalhar em “serviços mínimos” e mantinha-se activo graças ao grande acervo de artigos em arquivo, mais de 500, o que sempre vinha atraindo novos leitores e a alguns poucos (mas bons!) artigos novos que fomos publicando, muitos de colaboradores externos. Houve mesmo meses em que não colocamos online um único artigo.

Este mês de Outubro de 2014, com 9 artigos publicados e a trabalhar com mais intensidade no site, as estatísticas corresponderam de imediato, até melhor do que imaginávamos. Esperávamos uma recuperação mais lenta. Mas não, rapidamente voltamos, não ao nosso melhor é verdade, mas a níveis que não atingíamos desde Julho de 2013.

Em finais de 2013, no balanço do ano, escrevíamos:

… o motivo pelo qual este ano o Operacional, embora com resultados positivos em alguns parâmetros, manteve-se sem aumento significativo de visualizações em relação ao ano anterior, e até nos parece muito bom o resultado alcançado – manter – dada a redução no número de artigos. Este ano de 2013, depois de uma curva ascendente constante que teve a sua máxima expressão em Maio de 2013 com um máximo de sempre de 68.734 visualizações e uma média diária de 2.217, motivos de ordem pessoal levaram a que o tempo disponibilizado ao Operacional fosse radicalmente reduzido. Tornou-se impossível manter o ritmo de trabalho diário em proveito do site que vinha sendo uma constante.

Sendo o Operacional uma actividade não remunerada – entidade 100% privada sem qualquer apoio oficial, nunca é demais referir porque já temos sido confrontados com referências contrárias – não houve outra alternativa senão deixar de lhe atribuir a prioridade que tinha na nossa vida particular…

Pois este mês de Outubro de 2014 atingimos as 43.330 visualizações (média de 1.398 por dia), resultado só superado nos últimos meses pelo de Julho de 2013. No facebook, curiosamente, mesmo com a actividade do site como descrita, o número de “likes” tem sido sempre crescente, estando agora nos 5.651.

Facebook Março 213 a OUT14

Para dar uma ideia do decréscimo de artigos publicados este ano (mesmo já contando com Outubro que foi um mês normal em termos de trabalho), estamos com uma média de 3,2 artigos publicados por mês, enquanto em 2013 a média anual foi de 4,41 artigos e se considerarmos apenas o primeiro semestre desse ano, o número subiria para 5,5 artigos por mês, quase dois por semana.

Ainda temos que batalhar para voltar às médias alcançadas antes deste “interregno”, mas esperamos conseguir isso com redobrada actividade e, como sempre, tentando dar aos nossos leitores, informação original, verdadeira, escrita e fotografada por nós e pelos nossos colaboradores.

Bem sabemos que a reprodução de notícias de outros sites e blogs, oficiais e particulares, daria muitas mais visualizações e muitíssimo menos trabalho – amiúde sugerem-nos isso – , mas queremos manter esta nossa opção como regra e apenas excepcionalmente socorrermo-nos de informação não produzida pelo Operacional. Nada contra quem o faz com lisura e verdade, são opções, embora já não nos agrade nada ver fotos do Operacional serem reproduzidas sem o nosso consentimento, e até mesmo artigos completos (já aconteceu mais do que uma vez!). Da nossa parte só mesmo quando não houver hipótese nenhuma e quando o assunto for de grande relevância nesta área onde nos movimentamos, é que nos socorremos de sites oficiais, preferencialmente, ou outros. Sempre deixando isso bem claro para o leitor.

Não somos de modo nenhum adversos a colaborar com outras entidades, temos aliás o caso de artigos que já publicamos fruto da nossa parceria com a revista brasileira “Segurança & Defesa” e esta publica na sua edição em papel artigos nossos. E em Portugal, o que também acontecido e muito nos honra, é a publicação de artigos do Operacional em revistas como o “Mais Alto” da Força Aérea Portuguesa, “O Combatente” da Liga dos Combatentes, “Jornal do Exército”, do Exército Português ou no jornal “Diário de Noticias”.

Os números do final deste ano certamente não serão melhores do que os do ano passado, mas ainda vamos tentar nestes dois meses que faltam, fazer com que se aproximem. Tal só será possível com o apoio de todos e a todos agradecemos o apoio e interesse demonstrado, vindo aqui e lendo os artigos que este site 100% privado e sem consumir um cêntimo à fazenda nacional, vai publicando nestes últimos 5 anos e 10 meses.

Quer ler outros “balanços” do Operacional? Clique em:

BALANÇO 2013, OS PRIMEIROS 5 ANOS DO “OPERACIONAL”

BALANÇO 2012

TRINTA E UM MESES DE “OPERACIONAL”!

TEMPO DE BALANÇO: O ANO 1 DO “OPERACIONAL

 

 

"Tagged" como:

Comentários não disponíveis.