Criada em Janeiro de 2010, a Associação Portuguesa de Veículos Militares acaba de lançar o seu site. Este insere-se na política de divulgação definida pela sua direcção e pretende dar a conhecer a associação e congregar todos aqueles que se interessam por esta temática.

O site da APVM está "no ar" e pronto para divulgar esta associação que certamente muito poderá contribuir para a salvaguarda do património histórico-militar nacional nesta área de interesse.
O “Operacional” só pode desejar os maiores sucessos à Associação Portuguesa de Veículos Militares [2] e acompanhar na medida do possível as suas actividades, as quais se inserem sem dúvida nos interesses de muitos dos nossos leitores, dentro e fora de Portugal.
É cada vez mais frequente nas nossas livrarias encontrar-se um sem número de revista especializadas neste assunto, sobretudo de origem francesa e britânica. Há portanto um público nacional que consome estes produtos, na condição de serem de elevada qualidade! Portugal também pode percorrer o seu caminho, com realismo, prestando atenção às nossas potencialidades.
Da nossa parte, sempre que nos tem sido possível, apresentamos matérias que têm a ver com viaturas militares, as que estão ao serviço das nossas Forças Armadas, as que estiveram e ainda aquelas que são hoje espólio de museus militares que visitamos.
O público interessado tem agora no site da Associação Portuguesa de Veículos Militares mais uma fonte de informação que certamente muita matéria de interesse nos trará a todos.
Uma associação deste tipo, tendo uma componente eminentemente lúdica, também pode ter uma outra que se pode considerar de patriótica. Sobretudo entre nós onde quase e sempre apenas as entidades oficiais se interessam pela salvaguarda do património histórico-militar. Os recursos certamente não abundam, mas gente dedicada e conhecedora muito pode fazer para que parte simbólica das viaturas militares que vão sendo abatidas ao serviço activo – e desde logo a Chaimite, escolhida para logotipo da APVN – sejam mantidas em funcionamento e ajudem a manter viva a história militar de Portugal.
Bem-vindos e muitas felicidades!
Quer ler mais sobre viaturas militares no “Operacional”? Clique em:
CHAIMITE V-200 (Parte II – Conclusão) [4]
KOSOVO: A ÚLTIMA MISSÃO DA CHAIMITE [5]
O MUSEU DOS BLINDADOS DE SAUMUR – PARTE I [6]
O MUSEU DOS BLINDADOS DE SAUMUR – PARTE II [7]
«UMM RECON», O ÚLTIMO RUGIDO DO “COURNIL” MILITAR [8]
PLATAFORMA DE ASSALTO MULTI-USOS [9]
O MOTOCICLO MILITAR [10]
VBR 8X8 TP PANDUR II 12,7 [11]
CONCENTRAÇÃO NACIONAL DE VEÍCULOS MILITARES ANTIGOS [12]
VIATURAS LIGEIRAS DE TRACÇÃO ÀS QUATRO RODAS EM SERVIÇO NO EXÉRCITO PORTUGUÊS 1940-1990 [13]
MUSEUS MILITARES DE POZNAN: ARMAMENTO PESADO E AERONAVES [14]
UM DIA NO GRUPO DE CARROS DE COMBATE [15]
LEOPARD 2A6 EM VIDEO [16]
LEOPARD 2 A6 EM PANORÂMICA [17]
CARRO DE COMBATE M60 A3 TTS EM PANORÂMICA [18]
BRIGADA MECANIZADA EM CAMPANHA [19]
M113, O “CAVALO DE BATALHA” DA INFANTARIA MECANIZADA [20]
VIATURAS DO EXÉRCITO APRESENTADAS EM BRAGA [21]
NOVAS CAPACIDADES NOS LANCEIROS [22]
UM DIA EM VISEU COM A “INFANTARIA DA BEIRA” (I) [23]
UM DIA EM VISEU COM A “INFANTARIA DA BEIRA” (II) [24]
A NOVA “INFANTARIA BLINDADA” [25]
ILUSTRAÇÕES [26]