ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ARTILHARIA DE COSTA
Por Miguel Machado • 27 Out , 2015 • Categoria: 01. NOTÍCIAS
A Artilharia de Costa, um tema muito presente no Operacional, tem razões para ter esperança acrescida no que à preservação histórico-cultural da sua memória, em Portugal, diz respeito. Nasceu a Associação dos Amigos da Artilharia de Costa que vivamente apoiamos e incentivamos no trabalho que se propõe desenvolver.

O material “23,4cm” da Fonte da Telha deve ser preservado.Várias circunstâncias permitiram tivesse chegado aos dias de hoje – ao contrário de praticamente todas as outras baterias deste tipo e época no mundo – quase em “estado operacional”, atraindo o interesse de estudiosos e visitantes nacionais e estrangeiros.
Passados cerca de 4 meses de funcionamento da Comissão Instaladora da Associação dos Amigos da Artilharia de Costa (ARTCOSTA), foi consumado o primeiro passo do ato criador através de escritura pública, que teve lugar no passado dia 23 de Outubro de 2015, como pessoa colectiva de direito privado e sem fins lucrativos.
O seu trabalho é para criar as condições tendentes a preservar um enorme manancial de património histórico-militar, único em Portugal e algum mesmo muito raro a nível mundial – a bateria da “Raposa” por exemplo, é a única no mundo, da época da “guerra-fria”, com aquele tipo de material (23,4cm), naquele estado de conservação.
A ARTCOSTA tem por finalidade defender, valorizar, investigar e estudar o património histórico-militar, técnico e cultural da Artilharia de Costa e da Defesa Costeira Portuguesa, a par da preservação do património humano e da promoção da amizade, camaradagem e solidariedade entre os seus associados e a sociedade em geral.
No âmbito do seu objecto social a associação poderá promover e apoiar actividades de turismo cultural e cooperar com outras organizações, tanto a nível nacional como internacional.
A comissão instaladora convida todos aqueles que prestaram serviço militar na Artilharia de Costa, ou simplesmente simpatizam ou pretendem apoiar a defesa do património cultural e histórico da Artilharia de Costa e da Defesa Costeira, a inscreverem-se como associados, através do endereço art.costa.2015@gmail.com
Até à Assembleia Geral, que está programada para 29 de Novembro próximo, a inscrição na Associação permitirá aos interessados apoiarem este impulso criador, assumindo a qualidade de associados fundadores.
Para qualquer esclarecimento, contactar:
Cor. Artª (RES) Carlos Alpedrinha Pires (967072365), Presidente da Comissão Instaladora, ou
Cor. Artª (RES) Carlos Bigares Serra (934258436), Vice-Presidente para a Comunicação

A Comissão Instaladora da ARTCOSTA, junto a uma das peças da antiga 3.ª Bateria do Regimento de Artilharia de Costa (Lage), hoje muito bem preservada pela Associação de Comandos.

…e uma de 152mm da antiga Bateria da Parede. É esta situação que se pretende reverter neste local e evitar a todo o custo que venha a acontecer na Fonte da Telha.
Leia no Operacional artigos sobre Artilharia de Costa:
GIBRALTAR: O CANHÃO DAS 100 TONELADAS
FUTURO MUSEU MILITAR DE ARTILHARIA DE COSTA
OS ÚLTIMOS DISPAROS DO “MURO DO ATLÂNTICO” PORTUGUÊS
OS CANHÕES DA CASTANHEIRA EM PONTA DELGADA…
O ESCUDO DO REINO, A FORTALEZA DE S. JULIÃO DA BARRA
FORTRESS STUDY GROUP : STUDY TOUR – PORTUGAL (30MAI/06JUN 2015)
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado