A AVIAÇÃO NA MADEIRA
Por Miguel Machado • 13 Jul , 2010 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintLançado no Funchal no âmbito das comemorações do 58º Aniversário da Força Aérea Portuguesa que este ano decorreram na Região Autónoma da Madeira, esta obra que agora apresentamos será sem dúvida um livro de referência para a história da Força Aérea e da Aviação em Portugal.
“A Aviação na Madeira” tem uma forte componente histórica mas também dá espaço alargado à actualidade da Força Aérea no Arquipélago, incluindo dados já referentes ao ano de 2010.
A “Mensagem” inicial é escrita pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim e o “Prefácio” pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Luís Esteves de Araújo.
Segue-se o I Capítulo por Mário Mota Correia – conservador do Museu do Ar – que inclui interessante e detalhada investigação sobre “A Aventura do Voo à Madeira em 1920”, uma tentativa falhada de alcançar via área a Ilhas Atlânticas, e “O Ensaio de Navegação Aérea de 1921”, no qual Sacadura Cabral e Gago Coutinho alcançaram a Madeira, entusiasmaram a região e o País e testaram procedimentos usados depois na célebre travessia do Atlântico Sul.
No II Capítulo o Tann Loic Araújo – do Museu do Ar – aborda a influência de Sacadura Cabral na sua época e além da sua morte em 1924. “O raid Lisboa-Madeira-Açores – Lisboa em 1926” e “A era pós-cabralina no controlo do espaço aéreo nacional”, contém interessante e pouco conhecida informação sobre este período ente guerras e a utilização de hidroaviões da Marinha em bombardeamentos que ajudaram a esmagar uma revolta militar na Ilha.
José Vilhena – Piloto de Linha Aérea – escreve no Capítulo III sobre a Aviação Civil na Madeira e recorda, uma a uma as companhias aéreas que ali nasceram e operaram. Umas com mais sucesso do que outras, grande parte hoje esquecidas, mas com importância relevante para quebrar o isolamento natural das Ilhas. Dos grandes hidroaviões das “Aquila Airways” e “Artop” à TAP e a pequenas companhias locais, tudo aqui está inventariado. “Operação da TAP no Aeroporto de Porto Santo”, “Operação da TAP no Aeroporto da Madeira”, “Acidentes Aéreos na Madeira”, “A rota Madeira-Porto Santo”, “Companhias Aéreas da Madeira – Air Madeira; Air Zarco; Air Columbus; Heliatlantis; Fly MI; Madjet”, estão aqui bem historiadas.
O último capítulo é dedicado à “Força Aérea no Arquipélago da Madeira”, da autoria do Tenente-Coronel Piloto-Aviador César da Silva Rodrigues. “Uma força de sinergias estratégicas”, “Aeródromo de Manobra n.º 3”, “A ambulância aérea inter-ilhas”, “Maternidade do Ar”, “Resgates em navios”, “A realidade supera a ficção”, “Operação «Trinitá», “A última fronteira”, “Expedição do Bugio”, “O Voo do Ícaro Austríaco”, “Ponte aérea para a Madeira”, são títulos que abrangem a grande diversidade de missões cumpridas por tripulações e meios aéreos nas ilhas. Dos voos para diferentes finalidades entre Porto Santo a Madeira as Desertas e as Selvagens às muitas e arriscadas missões SAR no mar e em terra até à operação de apoio à protecção civil deste ano, aqui está de tudo um pouco. Este capítulo tem ainda a particularidade de incluir vários excertos de entrevistas a “actores” dos factos relatados contribuindo para uma leitura bem agradável.
Sendo um livro escrito “a várias mãos”, com muitos colaboradores e documentação proveniente de muitos arquivos e indivíduos, a obra é só uma. Nota-se claramente que houve um bom trabalho de integração/coordenação de todos os elementos.
O livro com 152 páginas, capa dura, formato 22,5X26 cm é profusamente ilustrado, com boas fotografias antigas e actuais, cedidas por militares e civis, tem um design atraente com excelentes detalhes e impressão muito cuidada.
Trata-se de uma edição “By the Book” (www.bythebook.pt), com o ISBN: 978-972-99933-5-0.
A Força Aérea tem o livro à venda na Revista Mais Alto (em Alfragide/Estado-Maior da Força Aérea) e no Museu do Ar (Sintra), pelo preço de €28,00.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado