A ARTILHARIA DE COSTA NO “OPERACIONAL”
Por Miguel Machado • 6 Jan , 2019 • Categoria: 01. NOTÍCIAS, 07. TECNOLOGIA, 09. ONTEM FOI NOTÍCIA - HOJE É HISTÓRIA, 14.TURISMO MILITAR PrintFoi com agrado que tomamos contacto com uma reportagem alargada no Jornal Público de 06JAN2018 – Os últimos canhões da costa calaram-se há 20 anos, texto de Mara Gonçalves e fotografia de Nuno Ferreira Monteiro – sobre um tema que também nos é caro e ao qual temos dado continuada atenção. Sendo um assunto que sempre nos interessou voltamos ao tema!
O artigo referido aqui fica disponível para consulta online – Os últimos canhões da costa calaram-se há 20 anos – e para quem queira saber mais sobre esta temática em Portugal, Açores e Madeira incluídos, mas também alguns casos que visitamos em Espanha, Gibraltar, Angola e Malta, é só clicar nos títulos dos artigos!
O Património Militar relativo à Artilharia de Costa é muito significativo e está no estado que o artigo do Público, e também alguns dos nossos, documentam. O caminho que a ARTCOSTA – Associação dos Amigos da Artilharia de Costa está a seguir para tentar começar por salvar a Bateria de Raposa é, parece-nos, o correcto, e só podemos esperar que as entidades competentes permitam que esta Associação lidere estes processos, demorados complexos e de custos elevados.
Continuamos incrédulos como não avança o Museu da Artilharia de Costa na Parede e desconhecemos o que se irá passar com a também vandalizada mas excepcionalmente bem localizada, Bateria do Outão.
Aqui fica o nosso contributo de anos para a divulgação da Artilharia de Costa e daqui continuamos a torcer para que a ARTCOSTA consiga alcançar os seus objectivos.
Clique nos títulos e reveja os artigos!
JAN 2009 – OS ÚLTIMOS DISPAROS DO “MURO DO ATLÂNTICO” PORTUGUÊS
FEV 2010 – NO FORTE DO BOM SUCESSO
ABR 2010 – OS CANHÕES DA CASTANHEIRA EM PONTA DELGADA…
AGO 2010 – “DE ESPANHA…
DEZ 2010 – O MAIOR CANHÃO DO MUNDO
OUT 2011 – O ESCUDO DO REINO, A FORTALEZA DE S. JULIÃO DA BARRA
JUL 2013 – MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA MILITAR – ANGOLA
JAN 2014 – FUTURO MUSEU MILITAR DE ARTILHARIA DE COSTA
JAN 2014 – CASEMATE
JUN 2015 – FORTRESS STUDY GROUP : STUDY TOUR – PORTUGAL (30MAI/06JUN 2015)
AGO 2015 – GIBRALTAR: O CANHÃO DAS 100 TONELADAS
OUT 2015 – ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ARTILHARIA DE COSTA
FEV 2016 – A BATERIA HARDING EM GIBRALTAR
MAI 2016 – A BATERIA DE «SANTA CATALINA» EM GIJÓN
DEZ 2016 – A GUERRA CIVIL DE ESPANHA PASSOU PELO TEJO? (Parte I)
DEZ 2016 – A GUERRA CIVIL DE ESPANHA PASSOU PELO TEJO? O FORTE DE ALMADA
Como se pode perceber pelo mapa abaixo, hoje publicado no Público, só na região de Lisboa o património histórico da Artilharia de Costa é enorme, mas não devemos esquecer os Açores (desconhecemos a situação actual)e a Madeira (parece-nos que está bem conservado e na posse do Comando Operacional da Madeira). Mas também, e porque não a que Portugal instalou e manteve nas suas Províncias Ultramarinas de Cabo Verde e Moçambique, hoje num estado de degradação enorme. Quem sabe se ao abrigo de algum programa/projecto Cultural ou Turístico no âmbito da CPLP pudesse ser possível ainda salvar alguma dessa memória?
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado