A 4ª CCP EM MOÇAMBIQUE – (1966 – 1968)
Por Antonio Carmo • 28 Mai , 2014 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintAs TROPAS PARAQUEDISTAS PORTUGUESAS têm impregnado na sua história uma vastíssima cultura de combate, demonstrados em momentos sublimes de heroicidade e abnegação ao serviço de Portugal – e mais ainda, a todos aqueles que refletem sobre o seu passado proporciona-lhes um vasto campo de análise e estudo.
Foi com este cenário no horizonte que em 26 de abril p.p., foi lançado o livro intitulado “A 4ª CCP EM MOÇAMBIQUE – 1966-1968”. O autor, Major-General Paraquedista JOSÉ MANUEL GARCIA RAMOS LOUSADA, criou a obra com 198 páginas, contendo mais de 70 fotografias (a preto e branco) ilustrativas da época e que sintetizam todo o património histórico-iconográfico e humano desta subunidade paraquedista, orgânica do BATALHÃO DE CAÇADORES PARAQUEDISTAS Nº31 da Força Aérea Portuguesa que esteve acantonada na cidade da Beira (Moçambique).
Para além de um cuidado aspeto gráfico, o autor enriqueceu a publicação com anexos nominais exaustivos de todos os intervenientes e transcrições da atividade operacional plasmada nos documentos oficiais consultados (Ordens de Serviço do BCP 31 e Relatórios de Operações do BCP 31), destacando que o livro pretende “…colocar em relevo a coragem, a abnegação e o espírito de sacrifício de que os oficiais, sargentos e praças da 4ªCCP deram provas durante os dois anos em que combateram em Moçambique.”
Bem organizado e sempre fundamentado, o livro proporciona, em cada página, uma minuciosa averiguação da capacidade de combate das unidades paraquedistas em ambiente de contrasubversão e da estratégia aplicada em Moçambique (com incidência no famigerado Planalto dos Macondes) de caraterísticas singulares.
Para um conhecimento resumido da estrutura do livro e, consequentemente da gesta dos paraquedistas da 4ª COMPANHIA DE CAÇADORES PARAQUEDISTAS (1966-1968), aqui destacamos as temáticas mais relevantes do seu índice:
– CAPÍTULO I: resenha histórica da Província de Moçambique; geografia física; população; organização político-administrativa; economia; transportes; educação e ensino.
– CAPÍTULO II: a subversão e a contrassubversão; os movimentos emancipalistas; o BCP 31;
– CAPÍTULO III: a 4ª CCP; formação e organização; material e infraestruturas; atividade operacional; operações realizadas; a instrução e o treino operacional; a atividade aeroterrestre.
Antonio Carmo é
Email deste autor | Todos os posts de Antonio Carmo