3.º CONTINGENTE NACIONAL DE PARTIDA PARA O IRAQUE
Por Miguel Machado • 12 Abr , 2016 • Categoria: 03. REPORTAGEM, EM DESTAQUE PrintTerminada no passado dia 7 a fase de aprontamento e tendo recebido o Estandarte Nacional hoje, 12 de Abril de 2016, no Regimento de Infantaria n.º 15 da Brigada de Reacção Rápida, em Tomar, parte dentro de dias para o Iraque o 3.º Contingente Nacional na operação Inherent Resolve, que combate o “Daesh”.
O formato desta Força Nacional Destacada é o mesmo das anteriores, 30 militares que actuam em Besmayah em actividades de formação do Exército Iraquiano e dois oficiais em funções de Estado-Maior, 1 em Bagdad e 1 no Kuwait. O primeiro contingente que ali serviu (maio a novembro de 2015) foi aprontado pelo Regimento de Comandos, o que lá está actualmente pelo Regimento de Cavalaria n.º 3 (novembro 2015 a maio 2016) e o que agora partirá, pelo Regimento de Infantaria n.º 15, todas unidades da Brigada de Reacção Rápida.
No Iraque os militares portugueses actuam sob comando espanhol, num campo militar designado pela Coligação Internacional de “Building Partner Capacity III” (BPC III), e os contingentes espanhóis por Base Gran Capitán. Depois da Legião Espanhola e da Brigada Paraquedista agora é a Brigada de Infantaria Mecanizada Estremadura XI, de Badajoz, que fornece o pessoal deste país que ali actua.
Actualmente no BPC III, espanhóis, portugueses e britânicos, treinam a 35.ª Brigada Blindada da 9.ª Divisão de Infantaria do Exército Iraquiano. Esta unidade dispõe de dois batalhões de carros de combate de origem russa T-72, um batalhão de M1- Abrams de origem USA e um batalhão de veículos de combate de infantaria BMP também de origem russa. A 35.ª Brigada é a primeira “unidade pesada” que vai ser instruída em Besmayah.
Na cerimónia de hoje em Tomar, presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Faria Menezes, esteve presente o nosso colaborador Alfredo Serrano Rosa, que aqui nos deixa mais uma das suas reportagens. A todos os militares que agora partem para mais esta missão, o Operacional deseja a maiores felicidades e sorte e um bom regresso a Portugal daqui a 6 meses!
Quer ler mais no Operacional sobre esta missão no Iraque? Clique em:
MISSÃO NO IRAQUE & MAIS UM NATAL LONGE DA PÁTRIA
IRAQUE: NOVO CICLO DE FORMAÇÃO
NOTÍCIAS DAS FORÇAS PORTUGUESAS NO IRAQUE
BANDEIRA PORTUGUESA DE NOVO HASTEADA NO IRAQUE
MISSÃO DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS NO IRAQUE – 2015/16
COMANDANTE DA COLIGAÇÃO INTERNACIONAL VISITA ESPANHÓIS E PORTUGUESES
EXÉRCITO PORTUGUÊS NO IRAQUE: A MISSÃO CONTINUA!
Leia no Operacional sobre anteriores missões portuguesas no Iraque:
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado