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SUD-AVIATION SA-330 PUMA

Por • 16 Out , 2009 • Categoria: 07. TECNOLOGIA Print Print

A introdução do Alouette III nas operações de contra-subversão em África foi um sucesso e muito contribuía para o esforço de guerra português em meados dos anos 60. Transporte de pessoal e sua colocação nos objectivos; armado com o temível canhão MG151; fazendo evacuações sanitárias; transporte de cargas. Tudo o AL III cumpria mas uma das suas principais limitações, para determinado tipo de acções, era a sua reduzida capacidade de transporte de pessoal.
Entre 1969 e 1971 a Força Aérea recebeu 13 helicópteros Sud-Aviation SA-330 Puma, versão SA-330C, sendo os primeiros recepcionados logo enviados para a BA 9, em Luanda. Seguiram também, ainda neste ano mais Pumas para o Aeródromo Base n.º 7 em Tete (Moçambique).
Em 1971, um destes helicópteros foi sabotado na BA 3 por opositores ao governo de então, tendo sido a primeira baixa nesta frota. Outro foi destruído em Moçambique em 1973.
Capazes de transportar mais do triplo dos passageiros e uma autonomia, sem depósito suplementar, quase dupla do AL III, trouxe um aumento significativo da capacidade de transporte táctico à Força Aérea a operar em África.

No inicio dos anos 90, um morteiro120 e respectiva guarnição da Brigada de Pára-quedistas Ligeira da Força Aérea no decurso de um exercicio

No inicio dos anos 90 a Companhia de Morteiros Pesados da Brigada de Pára-quedistas Ligeira da Força Aérea (BRIPARAS) usava regularmente os SA-330 em exercícios

Um só Puma transportava 1 morteiro 120, munições e a esquadra que operava esta arma de apoio

Um só Puma transportava 1 morteiro 120, munições e a esquadra que operava esta arma de apoio da BRIPARAS

O SA-330 Puma é um helicóptero biturbina, tripulado por 2 pilotos e um mecânico, tem capacidade para transportar 20 militares equipados para combate. Em alternativa pode ser configurado para transporte VIP (8 passageiros), bancos normais (16 passageiros), 6 macas e 4 assistentes, 2.300 Kg de carga interior ou 2.500 Kg de carga suspensa.
Tem um raio de acção de 560 km, velocidade máxima de 310 km/h, um tecto de serviço de 5.600m e, na Força Aérea Portuguesa, nunca recebeu armamento.
Pára-quedistas e Comandos, os seus principais utilizadores em África, adaptaram-se imediatamente a este novo “meio de transporte”, passando a ser possível colocar mais tropas, mais longe e mais rapidamente.
Infelizmente o seu número manteve-se até ao final da guerra aquém das necessidades.
Terminada a guerra, os Pumas regressaram a Portugal europeu e em1976 e 1977 já estavam a operar na BA 6, Montijo e na BA 4, Lages. Em ambas as unidades estas aeronaves foram primariamente orientadas para as missões de busca e salvamento no mar.
Em 1979 dá-se início à sua transformação, nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, para a versão SA-330H, tendo sido dotados de flutuadores insufláveis e de moderno equipamento de voo por instrumentos, ficando, exteriormente, com as características que hoje lhes reconhecemos.
Em 1988 nova modernização, então com a substituição das turbinas de origem pelas actuais, “Turboméca Makila A1A” com maior potência.

Nos Açores os Puma além das missões SAR e do apoio às populações civis ainda cumpriam missões de treino táctico com o Exército

Nos Açores os Puma além das missões SAR e do apoio às populações civis ainda cumpriam missões de treino táctico com o Exército

Nos Açores e no continente os Puma, apesar de prioritariamente empregues nas missões SAR, efectuavam missões de transporte aéreo táctico e logístico em proveito do Exército e Marinha. Num caso e noutro o facto de voar “todo o tempo” (noite e dia e em quaisquer condições meteorológicas) era uma das suas características mais úteis e potenciadoras do seu emprego.
Na ilha de Porto Santo (Madeira), operava um Puma da Esquadra estacionada no Montijo para, prioritariamente, assegurar a busca e salvamento naquela Região Autónoma.
A variedade das missões asseguradas pelos Pumas era enorme, mas podem nomear-se o transporte de forças especiais e a sua colocação no solo através de “rappel” ou “fast rope”, o transporte suspenso de morteiros pesados ou peças de artilharia como os “Light Gun” 105mm, a colocação no terreno de equipas dotadas de mísseis anti-carro “Milan”, ou o treino das missões de Resgate de Combate da equipa RESCOM que em tempos a Força Aérea manteve.

Os "Light Gun da artilharia de campanha do Exército foram muitas vezes transportados pelos Puma

Os "Light Gun da artilharia de campanha do Exército foram muitas vezes transportados pelos Puma


Na missões de Busca e Salvamento, tarefa de primordial importância num país como o nosso, com uma extensa zona marítima, a tripulação era acrescida de um operador do guincho e de um nadador-recuperador.
Significativamente quer as esquadras dos Açores quer as do Montijo adoptaram um lema comum: “Para que outros vivam”.
A história “pós-África” dos Pumas portugueses foi feita de inúmeros salvamentos, muitos em condições limite. Nos Açores acrescia o transporte entre ilhas em situações de emergência, onde muitas das vezes esta “velha” aeronave com 30 anos de serviço, na guerra e na paz, era a única solução disponível. Assim era à época e ninguém suspeitava sequer o que estava para vir e que mais reforçaria esta última frase, “…a única solução disponível”!

Um SA 330 repousa em Sintra no Museu do Ar. Entre as muitas missões que cumpriu releva-se a do transporte de Sua Santidade o Papa João Paulo II em Portugal

Um SA 330 repousa em Sintra no Museu do Ar. Entre as muitas missões que cumpriu releva-se a do transporte de Sua Santidade o Papa João Paulo II em Portugal

Com a entrada ao serviço dos EH-101 em 2005 a Força Aérea procedeu à retirada gradual dos “Puma”, primeiro do continente e depois dos Açores. Um foi para o Museu do Ar (em Sintra), e os outros recolhidos em Beja para alienação. Estiveram mesmo na iminência de serem vendidos a um país amigo e, depois, noutro caso, há quem garanta que só a tradicional burocracia nacional e algumas indecisões políticas impediram a sua venda.
Estavam assim os Pumas restantes destinados a apodrecer em Beja quando a Fora Aérea, por sua iniciativa e sem apoios financeiros adicionais ao seu orçamento, como ainda em 9 de Outubro último o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea referiu publicamente na Base das Lajes, decide voltar a meter 4 dessas aeronaves a voar. Motivo? O apoio logístico à frota de EH-101 não estava a correr bem, cada vez havia menos aeronaves disponíveis.

Os Puma os Açores são uma história de sucesso e um marco na aviação em Portugal, devidamente assinalado pela Esq. 752

Os Puma nos Açores são uma história de sucesso e um marco na aviação em Portugal, devidamente assinalado pela Esq. 752

40 anos depois de terem chegado a Portugal, os Puma continuam a prestar serviços indispensáveis ao país na RegiãoAutónoma dos Açores

40 anos depois de terem chegado a Portugal, os Puma continuam a prestar serviços indispensáveis ao país na Região Autónoma dos Açores

O destacamento EH-101 que foi activado nos Açores em Novembro de 2006 estava em vias de ter que ser desactivado. Não havendo decisões politicas que resolvessem este problema de fundo – as negociações com o fabricante Agusta Westand arrastaram-se anos e só em 2009 foi criada uma sua subsidiária em Portugal.
Ou seja, em 2006 e 2007, com a frota EH-101 muito reduzida, a Força Aérea decide voltar a colocar em estado e voo a Pumas e a enviar estas aeronaves para os Açores! Aquilo que se ia já falando à “boca pequena” em meios ligados ao processo e que a muitos parecia incrível, aconteceu mesmo. Os Pumas foram postos a voar discretamente pela Força Aérea, o poder político ignorou olimpicamente o assunto, e em 24 de Setembro de 2008, os quatro “Pumas” aterram nos Açores e iniciam mais um ciclo de vida. Tratava-se de não deixar de cumprir missões de interesse público na Região Autónoma dos Açores, onde as autoridades não se cansaram aliás de elogiar a atitude da FAP.

Note-se que o EH-101 é um excelente helicóptero, para muitos mesmo o melhor do mundo na sua classe, em uso por vários países – mesmo em situações operacionais onde começa a dar provas – e com vendas em curso. O que está aqui em causa é o apoio à frota.

Este ano de 2009 por altura do seu primeiro aniversário, a (reactivada) Esquadra 752, assinalou não só esta efeméride mas também os seus 40 anos e 70.000 horas de voo ao serviço da Força Aérea Portuguesa. A ocasião a FAP divulgou os seguintes números a reter: 4280 vidas salvas, 2482 das quais, no arquipélago dos Açores.
As fotos e o filme que juntamos a este post foram cedidos pelas Relações Públicas da Força Aérea Portuguesa, a quem agradecemos mas não comprometemos com as opiniões expressas, que são nossas!

Os SA-330 deverão servir na Base Aérea 4 - que o 19504 sobrevoa - até à completa estabilização da frota EH-101

Os SA-330 deverão servir na Base Aérea 4 - que o 19504 sobrevoa - até à completa estabilização da frota EH-101

Veja aqui o SA-330 Puma comemorativo da Esquadra 752 em voo.


Quer saber mais?
– Cardoso, Adelino, “Aeronaves Militares Portuguesas no Século XX”, Edição Essencial, Lisboa 2000.
http://callsignafp.blogspot.com

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