SITREP 1.ºBIMEC / KOSOVO 2014
Por Miguel Machado • 1 Nov , 2014 • Categoria: 04 . PORTUGAL EM GUERRA - SÉCULO XXI PrintContinuamos a disponibilizar para leitura integral revistas editadas recentemente por unidades que cumpriram missões no exterior do território nacional. Hoje, o SITREP (*) do 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado, que cumpriu uma missão no Kosovo já em 2014.
Não há duas missões iguais, cada uma das centenas que os militares dos três ramos das Forças Armadas Portuguesas já cumpriram um pouco por todo o mundo desde o fim da guerra no antigo Ultramar tiveram as suas particularidades. Também esta do 1.º BIMec como os nossos leitores poderão constatar teve pelo menos duas grandes novidades:
O emprego operacional real das viaturas Pandur – que estavam há vários anos ao serviço em Portugal mas teimava-se em não as enviar para os teatros de operações exteriores, concretamente para o Kosovo onde foram substituir as mais do que veteranas Chaimite;
O emprego pioneiro em operações reais de “drones” de fabrico português, numa feliz colaboração com a indústria nacional. Sendo certo que outros contingentes anteriormente no Kosovo já se aproveitaram pontualmente das capacidades destes sistemas não tripulados de outros países e que o sistema português não foi adquirido mas estava “emprestado” pela firma, a realidade é que – como se poderá ler na revista – foram dados passos muito consistentes para uma futura utilização operacional pelas unidades expedicionárias do Exército Português, destes equipamentos.
Vem a talhe de foice referir que uma das prioridades anunciadas pelo CEME no último “Dia do Exército” foi exactamente “…O PROJETO DA CAPACIDADE DE INFORMAÇÕES, VIGILÂNCIA, AQUISIÇÃO DE OBJETIVOS E RECONHECIMENTO TERRESTRE QUE IRÁ COLMATAR UMA RECONHECIDA DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DOS MEIOS DE OBTENÇÃO, PROCESSAMENTO E DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES PARA APOIO A UNIDADES DE ESCALÃO BRIGADA E BATALHÃO, EM OPERAÇÕES. CONCORRENDO PARA ESTE PROJETO SERÁ EFETUADA A AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS TÁTICOS, RADARES E SENSORES, MEIOS DE GUERRA ELETRÓNICA E DE FUSÃO DE INFORMAÇÕES….”
Repete-se aqui o já referido pelo Operacional noutras análises semelhantes sobre este tipo de publicações, “… tem informação que permite ficar com uma noção muito aproximada da realidade que os nossos militares viveram. Claro que sendo publicações institucionais têm sempre tendência para dar muito espaço a mensagens de altas patentes e a visitantes ilustres, mas em contrapartida, são publicações quase e sempre sem erros técnicos e com informação fidedigna. Valem sempre uma leitura…”
(*) Abreviatura de “Situation Report”, um dos tipos de relatórios que são muito familiares aos militares em operações.
Descarregue aqui o SITREP (2.º Semestre de 2014), do 1.ºBIMec da Brigada Mecanizada
Leia aqui artigo publicado no Operacional sobre a Brigada Mecanizada:
BRIGADA MECANIZADA EM CAMPANHA
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado