RAIDS
Por Miguel Machado • 8 Jun , 2009 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... Print
A revista em língua francesa “RAIDS” já vai no seu número 277 (Junho 2009) e continua uma das mais lidas e divulgadas no seu género: assuntos militares dando prioridade às reportagens no terreno. Um pouco por todo o mundo mas tendo como se compreenderá especial atenção aos assuntos franceses.
Esta publicação nasceu em Junho de 1986, muito pela mão de um trio de entusiastas (Eric Micheletti, Yves Debay et Jean-Pierre Hudsson) que contra ventos e marés, numa época em que este tipo de revistas estava, em França, “reservada” às entidades oficiais, se lançou numa aventura que já dura há mais de 20 anos. E com inegável sucesso.
RAIDS mostra-nos mês após mês os principais conflitos, zonas de tensão, e descreve a organização das unidades envolvidas, olha para o material utilizado e dá a sua visão daquilo que os “homens do terreno” sentem. Acompanha também, quase e sempre com muito detalhe, os grandes exercícios de campo, sobretudo aqueles que envolvem materiais de última geração. Ao longo da sua história a RAIDS já publicou por várias vezes reportagens dobre unidades portuguesas quer no nosso país quer em exercicios e operações no exterior.
RAIDS já foi editado em língua inglesa (mas não vingou), continua a ter uma edição italiana (com artigos próprios) e a edição espanhola autonomizou-se e continua hoje o seu caminho separado.
Tendo por princípio dar destaque às unidades de elite a realidade é que todos têm lugar nas páginas da RAIDS. Das forças especiais dos quatro cantos do mundo às unidades logísticas, passando pelos mergulhadores ou controladores aéreos tácticos, todos ali têm lugar. Embora as suas páginas estejam sobretudo ocupadas por unidades terrestres, aeronaves e navios também por ali se encontram. Integrada no grupo “Histoire & Collections” a RAIDS, tendo como redactor-chefe Eric Micheletti, lança ainda periodicamente os chamados “Hors-serie” (HS) volumes monográficos, onde os assuntos em causa são mais aprofundados que nos artigos mensais. O último HS, n.º 31, está dedicado à Legião Estrangeira – La Legion aujourd’hui.
Este número da RAIDS mensal que acaba de sair apresenta, além das secções fixas (noticias das Forças Armadas Francesas; pontos de tensão no mundo; novos materiais) os seguintes artigos:
– Com os sapadores do 17º Regimento de Sapadores Pára-quedistas no Afeganistão;
– Exercício «Toll», quando o reconhecimento e a artilharia manobram em conjunto;
– As forças belgas no Afeganistão;
– A bateria 4/73 do Exército Britânico em 2009
A RAIDS chega a Portugal sobretudo por assinatura mas também pode ser encontrada (tanto quanto sabemos aqui no “Operacional”), na Milícia – Porto e Lisboa – e na Quitécnica – Lisboa.
A revista tem 84 páginas profusamente ilustradas – a fotografia é alias uma das suas imagens de marca – custa em França 6,50€ e em Portugal 7,70€.
Veja aqui o site da RAIDS / Histoire & Collections.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado