logotipo operacional.pt

OS PORTUGUESES NA GRANDE GUERRA (1914-1918)

Por • 8 Out , 2014 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... Print Print

Acaba de ser lançado no mercado livreiro este álbum de banda desenhada, sobre um tema que raramente tem essa honra: a história militar portuguesa no século XX. Aqui episódios da Grande Guerra, hoje mais conhecida por 1.ª Guerra Mundial, são mostrados ao leitor pelo traço de Carlos Baptista Mendes e prefácio do general Loureiro dos Santos.

Os portugueses G Guerra 000

Aproveitando o grande interesse que as comemorações do 1.º centenário do início da 1.ª Guerra Mundial tem despertado também em Portugal, sobretudo no meio académico, em instituições oficiais e mesmo autarquias, muitas edições estão a chegar ao grande público e investigações iniciadas ganham novo fôlego, enquanto surgem outras novas. É uma realidade em diversos países europeus e Portugal, à nossa escala bem entendido, também o está a acompanhar. E temos bons motivos para isso como o prova de modo muito claro esta obra, a qual através de 18 histórias de 2 páginas cada, lembra não só episódios muito divulgados, como o caso do Soldado Milhões, como muitos mais que ficaram esquecidos e que tanto ou mais merecem ser relembrados e divulgados.

Diz o general Loureiro dos Santos no prefácio que «…todos estes valores (espírito de sacrifício; sentido do dever; camaradagem; disponibilidade para servir a Pátria) constituem um exemplo para todos nós. Lutando sempre com honra: tanto na euforia da vitória como no amargor da derrota. Quem os praticou constitui um exemplo cuja vida devemos estudar e tentar imitar, se e quando formos chamados a cumprir o nosso dever – defender a Pátria. A “ditosa Pátria minha amada”, como dizia Camões, que como soldado, foi ferido em combate no Norte de África…».

Um dos aspectos interessantes desta obra, que a valoriza no nosso entender, é que não é uma história apenas de comandantes de grande chefes militares ou políticos, como por vezes acontece em muitos livros de história, aqui todos os degraus da hierarquia estão representados. E se houve grandes comandantes que se distinguiram também os houve nos baixos escalões, nos oficiais subalternos, nos sargentos e nos soldados e cabos, e todos aqui são lembrados.

Interessante ainda referir que parte substancial das histórias já tinham sido publicadas no “Jornal do Exército”, nos anos 70, mas o autor desenhou duas novas propositadamente para esta edição e o mesmo fez com mais uma série de desenhos, por exemplo o da capa que é do ano corrente.

Pegando agora numa afirmação lida um destes dias a um dos colaboradores do Operacional, João Brandão Ferreira, na qual refere que há na opinião pública por vezes a ideia que os heróis em Portugal apenas existiram no passado longínquo, nos tempos de Aljubarrota ou dos Descobrimentos, esta obra mostra bem que o heroísmo dos portugueses, militares de carreira ou recrutados para suprir as necessidades de defesa da Pátria onde e quando o governo o determinou, é de todos os tempos, é de todos os séculos.

Só podemos desejar que a obra tenha boa divulgação e, quem sabe, seja possível pegar por exemplo na temática da guerra no antigo Ultramar português, ou mesmo nas missões expedicionárias da actualidade e fazer idêntico registo. Em cada momento histórico as circunstâncias são diferentes, muito pouco é comparável, mas a massa humana é a mesma.

O livro tem formato 207X288mm, capa dura, 50 páginas, edição Arcádia (Babel), ISBN 978-989-28-0080-6, Lisboa Julho de 2014. O preço ronda os 11,00€. Aqui fica o link para a editora: Babel

Os portugueses G Guerra 002

Os portugueses G Guerra 004

Os portugueses G Guerra 005

Os portugueses G Guerra 003

Os portugueses G Guerra 001

 

"Tagged" como: , , , , ,

Comentários não disponíveis.