OPERAÇÃO «POMBA»
Por Miguel Machado • 28 Jun , 2010 • Categoria: 03. REPORTAGEM
A capacidade dos militares para cumprirem diversas missões que em Portugal se vem considerando serem exclusivas das forças policiais tem sido posta à prova em diversas ocasiões. Muitas vezes nas missões expedicionárias, mas também pontualmente em território nacional.
Dentro e fora de áreas militares, sempre nos termos da lei, unidades como o Destacamento de Acções Especiais do Corpo de Fuzileiros, a Unidade de Protecção da Força da Força Aérea ou o Regimento de Lanceiros n.º 2 do Exército, só para citar um exemplo em cada ramo, têm posto em prática, em ocasiões bem reais, aquilo para que treinam.

Como é fácil imaginar a segurança de uma visita como esta tem muito trabalho fora do alcance das reportagens televisivas

A Polícia do Exército cumpriu mais uma missão de segurança, dentro e fora dos quartéis, em vários pontos do território nacional.
Hoje apresentamos um interessante documento fotográfico, despretensioso – não se pretende aqui dizer que se fez mais do que aquilo que realmente foi feito – mas que ilustra na prática mais uma missão levada a cabo pelos Lanceiros, discretamente, com eficácia, no decurso da visita que o Papa Bento XVI fez a Portugal e na qual passou por unidades do Exército.
De 05 a 14 de Maio de 2010, foram cometidas ao RL2 missões no âmbito da visita de Sua Santidade a Portugal. Desta forma o Grupo de Polícia do Exército assegurou as escoltas e segurança ao transporte terrestre dos dois “Papamóveis” e das bagagens da comitiva Papal, executou Alas de Cortesia a SS o Papa Bento XVI à entrada da Igreja dos Jerónimos e reforçou a Segurança e Protecção Pessoal no Regimento de Artilharia N.º 5 durante a sua permanência. Foram empenhados 07 Oficiais, 14 Sargentos e 72 Praças, tendo sido percorridos com 22 viaturas e 4 motociclos, 4900 Km.
(clicando sobre a imagem pode visualizar a apresentação ou descarregar)
_________________________________________________________________________________________
Sobre esta temática leia mais no “Operacional”, clicando em:
NOVAS CAPACIDADES NOS LANCEIROS
AS FORÇAS ARMADAS E A SEGURANÇA INTERNA
CABO VERDE: A POLICIA MILITAR
REGIMENTO DE LANCEIROS
LANCEIRO – CADERNOS MILITARES 1
REVISTA DA CAVALARIA
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado