MOBILE STRIKE FORCE VEHICLES PARA O AFEGANISTÃO
Por Miguel Machado • 4 Nov , 2011 • Categoria: 07. TECNOLOGIA PrintCarlos Alberto Merca da Silva já escreveu no “Operacional” sobre o teatro de operações do Afeganistão, ao qual volta hoje, para nos apresentar uma interessante reportagem sobre a viatura Mobile Strike Force Vehicle (MSFV) que ali estará ao serviço do Exército Nacional Afegão.
Interessante, e quanto a nós importante, pelo menos por dois motivos: porque Portugal mantém forças no Afeganistão e naturalmente lidarão de perto com estas viaturas, pelos menos tomarão contacto com elas; porque esta família de viaturas é afinal uma evolução da célebre V-100 “Commando” que esteve na base da nossa bem conhecida e ainda em uso “Chaimite” V-200. Claro está que esta que Merca da Silva hoje nos mostra é uma viatura moderna, baseada directamente na plataforma da M-1117 “Guardian” dos USA e dotada das mais recentes evoluções tecnológicas para operar naquele difícil teatro de operações. As semelhanças com a “Chaimite” são mesmo, como diz Merca da Silva, as linhas exteriores.
Segundo a ISAF até Março de 2012 as Forças Armadas e a Policia do Afeganistão irão receber cerca de 22.000 veículos e 38 aviões, além de outro material e armamento. Os Mobile Strike Force Vehicles deverão ser cerca de 440.
MOBILE STRIKE FORCE VEHICLES
Muito recentemente tive a oportunidade de ver e fotografar no quartel-general da NATO/ISAF, em Cabul, o novo veículo que irá servir as forças armadas afegãs (ANA, Afghan National Army). Esteve por breves momentos ali exposto e aproveitei para uma breve troca de impressões com os representantes da firma americana que produz o veículo (Textron, grupo que produz entre outros o helicóptero Bell).
Não sei se em primeira mão para os entusiastas destes veículos, aqui ficam imagens e algumas das suas características do MOBILE STRIKE FORCE VEHICLES (MSFV).
Segundo o fabricante é o ideal para o teatro de operações do Afeganistão e, curiosa, é a sua semelhança às nossas “Chaimite” embora mais robustos, maior protecção blindada e tecnologicamente avançados.
Com uma manutenção muito mais simples e ligeira que outras viaturas blindadas, será o “regresso às duas rodas” depois de um pouco por todo o mundo se ter avançado para as 6 e depois 8?
Tipicamente é um veículo blindado de enorme capacidade de mobilidade (a sua velocidade); excelente protecção contra as “modernas” ameaças neste TO (IED´S, os SVBIED “suicide veichle born improvised explosive device” e ataques com RPG); excelente operação em terrenos tão diferentes como são os trilhos de pedras e areia e a mobilidade em estrada de asfalto.
Tacticamente o seu emprego está sujeito à sua capacidade interior, condutor mais quatro elementos incluindo chefe de viatura e apontador da torre (faz-nos lembrar uma equipa das nossas forças comando).
Como curiosidade atente-se na ausência de fundo do chassis em forma de V característica dos recentes MRAP (mine resistant ambush protected) para deflexão dos rebentamentos inferiores (minas, IED´S).
Os seus principais atributos são:
A aplicação helicoidal progressiva que dá uma excelente protecção contra fogo directo e explosões de minas/IED. O seu novo desenho “enhanced survivability” (ES), supera o MRAP nível 1 (mine resistant ambush protected level 1);
A sua torre de 40/50 (dimensões físicas da torre) providencia protecção efectiva sendo a auto defesa operada com protecção da blindagem. O modo como foi concebida a torre permite uma resposta rápida e um considerável campo de visão ao operador (objective gunner´s protection kit, OGPK );
A sua mobilidade é suportada pelos rodados 4X4 sendo a condução em todo o terreno tão eficaz como a operação em meio urbano;
Altamente sustentável, de fácil manutenção. Dez anos de serviço que demonstram a sua fiabilidade;
As missões possíveis de serem atribuídas a este tipo de veículos são variadas, nomeadamente, segurança, manutenção de ordem pública, patrulhas anti-morteiro e anti-IED, combate ao narcotráfico, raids, operações em bases avançadas e sua protecção, forças de reacção rápida, patrulha de fronteira, reconhecimento, segurança de check-points e defesa de bases.
A aplicação destes veículos tem na sua versatilidade um trunfo, podendo providenciar de entre outras possibilidades o de transporte de pessoal em veículo blindado com torre (MSFV APC armored personnal carrier with turrent); o mesmo veiculo blindado com kit de protecção ao apontador da torre, (MSFV APC com objective gunner´s protection kit OGPK); e o veiculo blindado preparado para ambulância (MSFV APC ambulance).
Miguel Machado é
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