MILITARES DA BRIGADA MECANIZADA RUMAM AO IRAQUE
Por Miguel Machado • 14 Out , 2016 • Categoria: 04 . PORTUGAL EM GUERRA - SÉCULO XXI, 11. IMPRENSA, EM DESTAQUE PrintO 4.º Contingente Nacional destinado a integrar a Operação Inherent Resolve – Iraq, composto por militares da Brigada Mecanizada, está a terminar o aprontamento em Santa Margarida e partirá muito em breve para aquele teatro de operações, onde irá render a Brigada de Reacção Rápida, a terminar mais 6 meses de missão, num empenhamento que se iniciou em Maio de 2015.
Ordinariato Castrense
Esta notícia foi dada em primeira mão pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Manuel Linda, que no dia 8 de Outubro último, a partir da página online do Ordinariato Castrense, dirigiu palavras de incentivo aos militares que agora vão partir.
Aqui fica a referida mensagem na íntegra:
«A realidade indica-nos que, na actualidade, a falta de Forças Armadas coesas, bem treinadas e equipadas, acaba por se traduzir em guerra civil ou em porta aberta para que invasores ditatoriais se imponham à população que quer viver em paz e em liberdade. O Iraque é um exemplo acabado disso mesmo. Por isso, o vosso esforço de ajudardes a formação e treino de Forças de Segurança equivale a um acto de caridade ou misericórdia para com a martirizada população do Iraque.
Quando falamos em caridade ou misericórdia, para muito de nós, vem-nos à memória uma dimensão religiosa. Sim, a dimensão da fé não passa somente pela oração, embora esta seja fundamental. Mas, inerente à fé, está o compromisso social. Isto é, a colaboração para o bem comum mediante as boas acções.
Atendendo a isto, a entrega do crucifixo adquire como que o símbolo de uma missão de envio: em nome e com os sentimentos de Jesus Cristo que deu a vida por todos os homens e as mulheres e para salvação do mundo, ides para um meio hostil e para uma missão altamente difícil em favor da sociedade iraquiana e até da paz no mundo. Curiosamente, é assim que, entre nós, se costumam enviar os missionários (padres, religiosas ou leigos) quando partem para o exterior. Considerai-vos, pois, verdadeiros missionários da paz.
Evidentemente, como missionários, tendes de cultivar um específico estilo de vida. Permiti que vos lembre algumas atitudes: clima de fé e oração (rezai alguma coisa todos os dias); respeito pela fé muçulmana, partilhada por quase todos os que ides encontrar; dignidade nas acções e no relacionamento com os homens e mulheres com quem contactareis; lembrança contínua da vossa família que constitui a vossa verdadeira retaguarda emocional; perfeita camaradagem entre vós, sabendo valorizar o que vos une e evitar o que pode constituir motivo de atrito.
Ajudai os vossos formandos a adquirir uma mentalidade de serviço e não de violência: um Exército que se preze é respeitador dos outros e cultivador dos direitos humanos e da democracia. Existe para servir e não para dominar. No resto, segui o que a vossa consciência vos ditar. Sempre na certeza de que ides para ajudar e não para fomentar mais atritos.
Encomendo-vos a Nossa Senhora de Fátima de quem sei que sois muito devotos. Ela vos proteja. E vós acolhei-vos no seu regaço maternal.
+ Manuel Linda
Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança »
Na sequência desta noticia de 8 de Outubro, a 11, a Agência Noticiosa da Igreja Católica Portuguesa, “Ecclesia”, faz também referência a esta mensagem, referindo inclusive uma das datas em que a rendição se fará.
A nível do EMGFA, que tem a responsabilidade sobre as Forças Nacionais Destacadas, ao contrário, a politica de comunicação continua a ser a de apenas referir que temos militares no Iraque e quantos, sem fornecer qualquer notícia ou informação sobre esta FND e os militares que a integram.
Espanha, a Televisão Pública e o Estado-Maior de Defesa
Quem acompanha o Operacional e em concreto a cobertura que temos feito sobre a participação portuguesa na operação Inherent Resolve, sabe que a maioria dos textos que temos produzido, assentam na informação regular que o Estado-Maior de Defesa de Espanha disponibiliza, ou do site oficial da Inherent Resolve, que, embora pouco, já se têm referido aos 30 militares que ali representam Portugal. Como é evidente o contraste entre a politica de comunicação portuguesa e dos outros países da NATO envolvidos nesta missão, é enorme.
Não são precisas mais provas para justificar esta afirmação, mas talvez uma das maiores, seja o programa que a Televisão Pública de Espanha, a TVE, inseriu numa série de outros que regularmente emite sobre as missões das Forças Armadas Espanholas, quer operando em Espanha quer no estrangeiro, e o Iraque não é excepção.
O programa é grande, cerca de 50 minutos, abrange praticamente todas as áreas da missão espanhola em Besmayah – percebe-se aqui e ali que Portugal está lá, mas nenhum português aparece a falar –, foca quer os aspectos operacionais quer os particulares de muitos militares, homens e mulheres que são entrevistados, e, quanto mais não seja por sabermos que é naquele local que também estão 30 portugueses, dá-nos uma boa imagem do que lá fazem, do que sentem. Merece ser visto!
Clique aqui para ver o vídeo: RTVE – FAS Misión en Irak
Aos militares da Brigada Mecanizada que em breve rumam ao Iraque em cumprimento da missão atribuída pelo poder político português – pode parecer desnecessária a muitos esta afirmação, mas ainda há também quem pense que os militares estão nas missões porque lhes deu na real gana! – e que neste caso é participar na formação do Exército Iraquiano para assim o ajudar a eliminar o Daesh no seu país.
O Operacional deseja aos integrantes do 4.º Contingente Nacional – Iraque felicidades e sorte, e que regressem todos ao convívio das vossas famílias e amigos!
Quer ler mais no Operacional sobre esta missão no Iraque? Clique em:
SEGUNDO ANO DE MISSÃO NO IRAQUE: FORMAÇÃO E TREINO
3.º CONTINGENTE NACIONAL DE PARTIDA PARA O IRAQUE
MISSÃO NO IRAQUE & MAIS UM NATAL LONGE DA PÁTRIA
IRAQUE: NOVO CICLO DE FORMAÇÃO
NOTÍCIAS DAS FORÇAS PORTUGUESAS NO IRAQUE
BANDEIRA PORTUGUESA DE NOVO HASTEADA NO IRAQUE
MISSÃO DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS NO IRAQUE – 2015/16
COMANDANTE DA COLIGAÇÃO INTERNACIONAL VISITA ESPANHÓIS E PORTUGUESES
EXÉRCITO PORTUGUÊS NO IRAQUE: A MISSÃO CONTINUA!
Leia no Operacional sobre anteriores missões portuguesas no Iraque:
PORTUGUESES EM KIRKUK : A ÚLTIMA MISSÃO
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado