METRALHADORA LIGEIRA 7,7MM M/917 «LEWIS»
Por Miguel Machado • 29 Dez , 2014 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintAcaba de ser lançado este livro que abre uma nova série, “Cadernos do Armamento Regulamentar Português”, excelente novidade no panorama livreiro nacional de temas militares. Dedicado à «Lewis» é muito interessante porque conjuga informação histórica – nacional e estrangeira – com técnica a que se adiciona um excelente acervo fotográfico.
A colecção dos “Cadernos do Armamento Regulamentar Português” começa bem, e o primeiro sentimento que temos ao ler o livro é de que realmente há muito fazia falta este tipo de obras em língua portuguesa. Estão assim de parabéns a editora – que também lançou na mesma altura uma outra colecção, “Cadernos de Militária Portuguesa”, que em breve comentaremos – e o autor que desenvolveu este projecto, Jaime Ferreira Regalado.
O livro conjuga uma leitura fácil, técnica quanto baste em alguns detalhes que não podem deixar de o ser – o funcionamento da arma – com abundante informação sobre o nascimento e desenvolvimento da arma, em vários continentes, e o seu emprego em combate quer pelas forças portuguesas quer por vários exércitos, marinhas e aviações um pouco por todo o mundo.
De realce ainda, até porque não é usual entre nós, a inserção de um conjunto de excelentes fotografias actuais de várias versões da arma e seus componentes, captadas em museus, e ainda muitas fotos do emprego da Lewis por diferentes países e épocas. Estamos perante uma investigação profunda, bem documentada e com bibliografia publicada.
Em formato 16×23,5mm, com 88 páginas, está profusamente ilustrado e tem, pelo menos nesta fase, uma boa novidade, o preço: 10,00€ desde que seja pedido para cadernosmilitariaarmamento@gmail.com. A 1.º edição é de Dezembro de 2014, no Porto e tem o ISBN 978-989-8647-37-5.
Esta colecção da “Fronteira do Caos Editores” deverá continuar estando previstas uma série de novas edições, que no livro são anunciadas.
Como de costume aqui deixamos a ficha técnica, índice e algumas imagens do seu interior, desejando aqui do Operacional o sucesso comercial que achamos merecer e que isso motive autores e editores a não abandonar esta temática.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado