M113, O “CAVALO DE BATALHA” DA INFANTARIA MECANIZADA
Por Miguel Machado • 27 Mai , 2009 • Categoria: 07. TECNOLOGIA
Os primeiros exemplares da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal M113, começaram a chegar a Portugal em 1976 no processo de constituição da 1ª Brigada Mista Independente do Exército. Foram apresentados publicamente por ocasião do 1º desfile militar comemorativo do “25 de Abril de 1974”, o qual teve lugar na Avenida da Liberdade em Lisboa passados 3 anos da revolução. Estes blindados significaram à data um salto qualitativo importante para o Exército Português. Atente-se na descrição que foi feita da sua participação naquele evento pelo “Jornal do Exército” de Maio desse ano: “...seguiu-se o desfile, pela primeira vez em Portugal, de uma formação da Brigada Mista Independente (em organização em Santa Margarida). Foram apresentadas 20 viaturas M-113, anfíbias, preparadas para darem protecção contra radiações atómicas, com um peso de cerca de 13 toneladas, de grade mobilidade em todo o terreno e que podem transportar, no seu interior, 10 atiradores…“. Os M113 chegaram em lotes sucessivos nos anos seguintes – provenientes do Exército Alemão e do Exército dos EUA – e foram atribuídos inicialmente ao 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado, também ele criado em 1977. Seguiram-se viaturas para outras subunidades da 1ª BMI (além dos distribuídos para efeitos de instrução à Escola Prática de Infantaria e à Escola Prática de Cavalaria), mas só em 1996, já com a 2ª Lei de Programação Militar em vigor é que se conseguiram mais viaturas M113 para criar o 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado da então Brigada Mecanizada Independente.
No total, hoje em dia, o Exército dispõe de pouco mais de 400 destas viaturas em várias versões, o que a transforma na viatura blindada que em maior numero Portugal alguma vez dispôs. As versões principais em uso são: M113A1 11ton m/1977 Ambulância; M106A1 12ton m/1977; M125A2 12ton m/1980; M577A2 11,5ton m/1980; M113A3 11 ton m/1990; M901 ITV 12 ton m/1990;
Embora todas as sub-unidades da Brigada Mecanizada disponham de alguma das versões desta viatura, os seus grandes utilizadores continuam a ser os Batalhões de Infantaria Mecanizados, os quais dispõem cada um de cerca de 90 destes carros, seguindo-se o Esquadrão de Reconhecimento e o Grupo de Carros de Combate.
Os M113 portugueses já foram empregues em exercícios em Itália e em Espanha – para onde foram transportados por via férrea a partir de Santa Margarida – e no Kosovo, entre 1999 e 2001, por três Agrupamentos constituídos para aquela missão: Bravo (mobilizado pelo Comando das Tropas Aerotransportadas), Charlie (mobilizado pela Brigada Ligeira de Intervenção) e Delta (mobilizado pela Brigada Mecanizada Independente).
Muitos países ainda usam o “velho de 30 anos” M113, mas modernizado ou em versões dele derivadas. O “M113 português” carece também ele de modernização urgente ou substituição para poder actuar em conjunto com os novos carros de combate Leopard 2A6. Se a modernização há muito adiada – embora estando previsto o seu inicio para 2007 na Lei de Programação Militar! – não se concretizar, a infantaria mecanizada portuguesa enfrentará os desafios do futuro com grandes limitações.
O M113 significou um salto qualitativo importante à sua chegada a Santa Margarida. Cumpriu bem em Portugal para instrução e treino e pontualmente no Kosovo em missões operacionais, aquilo que dele se esperava. Ficará na história militar portuguesa, certamente por muitos e bons anos, senão para sempre, como a viatura blindada da qual o Exército Português dispôs um maior número de exemplares.
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Exercicio em Santa Margarida, notando-se bem as rampas dos M-113 em primeiro plano abertas. A infantaria abandona-o para combater contando com o apoio da arma pesada da viatura.
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Este M113 da Compannhia de Engenhara da BrigMec está armado com uma ML MG3 7,62mm instalada num suporte pouco usual
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