GUERRA PENINSULAR: 200 ANOS DEPOIS
Por Miguel Machado • 15 Dez , 2009 • Categoria: 06. PORTUGAL EM GUERRA - SÉCULO XIX PrintO “Operacional” junta-se às comemorações e apresenta hoje a exposição “Guerra Peninsular 1810-1814” patente no Museu Municipal Leonel Trindade em Torres Vedras. Foi inaugurada no passado dia 11 de Novembro pelo Presidente da República e estará exposta até 2010 e 2012.
O Bicentenário das Invasões Francesas que se está a comemorar com grande profusão de iniciativas, do lançamento de livros à recuperação de fortificações, não tem, no entanto um programa oficial centralizado. Há sim iniciativas de várias entidades que de algum modo se coordenam entre si. Muitas têm o empenhamento e apoio do Exército e das Forças Armadas sendo naturalmente o ramo terrestre aquele que mais se tem empenhado em sucessivas actividades e eventos, muito centrados por motivos óbvios na região Oeste do Distrito de Lisboa.
Muitos dos trabalhos que se estão a desenrolar nesta região são coordenadas pela Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres (PILT). Esta entidade foi constituída em Outubro de 2006 pelos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, com o objectivo de gerir, integradamente, o conjunto patrimonial das denominadas Linhas de Torres, definindo critérios comuns e boas práticas, bem como preparar as comemorações do bicentenário da construção das Linhas de Torres.
Em Torres Vedras o Presidente da República inaugurou a exposição “Guerra Peninsular 180-1814” no Museu Municipal Leonel Trindade e presidiu a uma cerimónia militar onde assinalou o início das comemorações.
Exposição “Guerra Peninsular 180-1814”
Composta por três núcleos, todos localizados no Museu Municipal Leonel Trindade, Convento da Graça, no centro da cidade de Torres Vedras, trata-se de uma exposição que não só enquadra a Guerra Peninsular no seu tempo como mostra genericamente e ao mesmo tempo com detalhes seleccionados, o que foi feito – sobretudo nesta na região -para combater os exércitos franceses. Nas “Linhas de Torres” propriamente ditas e antes no decurso das outras invasões do país.
Núcleo 1
Não Passarão! A importância das Linhas de Torres Vedras na defesa de Lisboa
Aberto ao público até Novembro de 2012
Núcleo2
Invasões Francesas. Memórias e relatos.
Aberto ao público até Novembro de 2010
Núcleo 3
De Ciudad Rodrigo a Torres Vedras. Uma viagem pelas gravuras da época.
Aberto ao público até Fevereiro de 2010
(Nota: Deste núcleo não apresentamos imagens porque, devido ao contrato de cedência das obras expostas pela autarquia de Ciudad Rodrigo à Câmara Municipal de Torres Vedras, tal não é autorizado)
Quer saber mais sobre as comemorações em curso?
Blog da Associação para a Defesa e Divulgação do Património de Torres Vedras
Rota Histórica das Linhas de Torres
Site da Câmara Municipal de Torres Vedras dedicado às Comemorações do Bicentenário
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado