GUARITAS, ARTE E ENGENHO
Por Miguel Machado • 14 Out , 2010 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintFoi recentemente lançado no magnífico cenário do Forte do Bom Sucesso em Lisboa, o livro “Guaritas, Arte e Engenho”, de Augusto Moutinho Borges e Marín Garcia.
O livro, cuja parte escrita substancial está escrita em quatro línguas (Português, Inglês, Francês e Castelhano), “é o resultado de dois anos de investigação sobre a arquitectura militar abaluartada e da sua componente artística nas Praças-fortes, Fortalezas e Fortes entre Portugal e Espanha“, referem os autores à guisa de introdução.
Esta obra está dividida em três partes: a primeira é uma abordagem histórica às Guaritas (texto, fotos e algumas reproduções de plantas/desenhos de fortificações); a segunda é um capítulo inteiramente composto por desenhos a nanquim (tinta da china) das Guaritas da Raia entre Portugal e Espanha; a terceira é um registo fotográfico (a cores) das Guaritas que vão da Torre de Belém até ao Guincho.
Os leitores interessados na história militar dos séculos XVII e XVIII têm aqui mais uma fonte de informação muito interessante, mesmo que de âmbito especifico. O tema é realmente “a Guarita” e é exactamente isso que se aborda nesta obra, quer através de um pequeno texto (uma dúzia de páginas para o português e outras tantas para as restantes línguas, uma vez que a parte trilingue é menos ilustrada), quer de excelentes fotografias de Augusto Moutinho Borges – que também escreve o texto – e desenhos de Marín Garcia.
Trata-se de uma edição com um design muito interessante e bem cuidada do ponto de vista gráfico, factores que muito contribuem para o resultado final da obra que é “muito visual”: pouco texto e muitas imagens. Sessenta fotografias, trinta e um desenhos e sete reproduções de plantas antigas.
O livro tem formato 21X24cm, 88 páginas, ISBN 978-989-96409-6-2, é uma edição “By the Book”, tem a ficha técnica que transcrevemos e um preço (bem simpático!) de 12,80.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado