EXPOSIÇÃO, 100 ANOS GNR
Por Miguel Machado • 29 Mai , 2011 • Categoria: 02. OPINIÃO, 14.TURISMO MILITAR Print
Inserida nas comemorações do 1.º Centenário da Guarda Nacional Republicana, está patente ao público até ao final deste mês de Maio de 2011, uma exposição alusiva a esta efeméride. Embora numa passagem rápida o “Operacional” esteve no Quartel do Carmo e não pode deixar de recolher algumas imagens.
Uma primeira nota curiosa para referir um dos modos como a Guarda cativa visitantes: algures pelo Chiado um militar da GNR trajando com um uniforme histórico, a sua bicicleta e espingarda Mauser, distribuía informação sobre a exposição e…pelo menos eu foi assim que soube poder ainda fazer uma visita.
Chegado ao Largo do Carmo, deparo com um turista espanhol, depois de algumas peripécias, empoleirado – não montado! – em cima de um cavalo e, com o animal bem agarrado por um militar da Guarda, lá andava deliciado a dar a sua “voltinha”.
Depois do acesso ao Quartel se fazer com controlo de segurança mas sem demoras, entra-se pela porta por onde um dia um Presidente do Conselho de Ministros saiu para o exílio. No pátio interior estão expostas viaturas que serviram na Guarda ao longo dos anos, duas das quais blindadas e uma destas ainda ao serviço. Nos claustros podemos encontrar algumas peças de dimensões variáveis ligadas a várias épocas, desde bicicletas e motociclos a espadas e estátuas ou artigos de uniforme e ainda algumas “recriações” como um “Gabinete do Comandante do Posto” de meados do século XX, ou uma equipa de salvação de acidentados numa catástrofe natural – terramoto – em acção.
Mais haveria para ver em outros pisos, como “os espaços do 25 de Abril” – salão nobre e varanda do Comando Geral – e a Cisterna subterrânea do antigo Convento do Carmo fundado por D. Nuno Álvares Pereira, mas o tempo para esta visita não deu para tudo!
Uma passagem de despedida pela Capela de N. S.ª do Carmo, Padroeira da Guarda, e de novo de volta ao Largo do Carmo pelo túnel de acesso o qual tem assinalados os marcos mais importantes da História da GNR, desde a criação dos Quadrilheiros em 1383, até 2011, onde segundo este painel, o que há a relevar, são as missões de segurança interna na República Portuguesa e as de carácter humanitário e de apoio à paz no Iraque e em Timor.
Vale bem a pena uma visita e com mais tempo!
Quer ler mais sobre a GNR no “Operacional”? Clique em:
CORAGEM, FORMAÇÃO, TREINO E EQUIPAMENTO
PRIMEIRA MISSÃO NA NATO PARA A GNR – AFEGANISTÃO
A DUPLA DEPENDÊNCIA DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
GNR, CONTRADIÇÕES E AMBIGUIDADES
GUARDA NACIONAL REPUBLICANA (GNR) COMEMOROU 99º ANIVERSÁRIO
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado