EXPOFAP 2009 EM SINTRA
Por Miguel Machado • 3 Jul , 2009 • Categoria: 03. REPORTAGEM Print
A Força Aérea Portuguesa está a comemorar o 57º Aniversário com uma série de eventos que se vêem desenrolando desde o dia 16 de Junho e terminam no próximo dia 5 com um Festival Aéreo em Sintra. Das muitas actividades a que o público em geral pode assistir, que aliás o “Operacional” inseriu na sua Agenda de Eventos, estivemos na Exposição da Força Aérea na Base Aérea n.º 1, que agora vos apresentamos.
2009 é ainda o ano em que a Força Aérea assinala os 100 da Aviação em Portugal – foi em 17 de Outubro de 1909 que junto à Torre de Belém em Lisboa teve lugar o 1º voo em território nacional – facto que aliás está bem expresso na exposição.
Uma primeira nota para referir que o facto do Museu do Ar ter já parte substancial do sei acervo em Sintra veio potenciar esta exposição uma vez que muitas as aeronaves do Museu foram também inseridas no espaço visitável. Este é composto basicamente por 2 áreas, uma coberta e outra ao ar-livre, onde pode tomar contacto com as principais áreas de actividade deste ramo das Forças Armadas e ainda com participações do Exército – através das Tropas Pára-quedistas – e da Marinha – com a Esquadrilha de Helicópteros – bem assim como de entidades civis ligadas à causa do ar. Entre estas destacamos: TAP; NAV; ANA; OGMA; Aero Club de Portugal; Associação Portugal Spotters; Câmara Municipal de Sintra.
Na área coberta, à qual se tem acesso junto à porta-de-armas da unidade, estão 4 aeronaves – JU52; F-16; Alpha-Jet (Asas de Portugal); AL III (Rotores de Portugal) – e parte de uma – Boeing 707 – e os “stands” das entidades civis já referidas, do Exército e da Marinha e das Áreas de Actividade da Força Aérea: Saúde; Recrutamento; Academia da Força Aérea; Formação; Defesa Aérea; Operações de Transporte Aéreo; Operações em Ambiente Marítimo; Busca e Salvamento; Missões de Interesse Público; Segurança Militar; Apoio às Operações; Informática; Museu do Ar; Assistência e Socorro; Sobrevivência e Salvamento Individual; Associação de Especialista da FAP; Associação da Força Aérea; Relações Públicas; Missões Humanitárias e de Paz; Infra-Estruturas Aeronáuticas; Banda da Força Aérea; Serviço de Assistência Religiosa; Exposição Fotográfica “100 anos de Aviação”, que incluí referência às operações da Força Aérea em África durante a última guerra que Portugal ali travou. No interior deste hangar há ainda uma Loja Aeronáutica com artigos ligados “ao ar”, desde kits a camisolas e bonés, passando por muitos emblemas e livros.
No exterior além de algumas das aeronaves do Museu podem-se ver viaturas da Policia Aérea, das Comunicações Tácticas, de ataque a incêndios, e armamento individual e colectivo além de outros equipamentos pesados (na chamada “base táctica”). Há também espaço para demonstrações e actividades destinadas aos mais novos como a torre de slide. É ainda no exterior que se encontra a Radio Lages, uma viatura do Recrutamento e daqui se tem acesso a uma exposição, separada fisicamente da primeira, dedicada à heráldica e filatelia. Também no exterior, já a caminho das pistas onde muitos tiveram oportunidade de voar nestes dias, que se encontra um sector de grandes dimensões destinado à purificação de água, que pode ser usado quer em campanha quer em situações de urgência em qualquer local onde se torne necessário.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado