logotipo operacional.pt

EXERCÍCIO “TROVÃO 151”, O VÍDEO

Por • 5 Mai , 2015 • Categoria: 03. REPORTAGEM Print Print

De 13 a 20 de Abril de 2015, no Campo Militar de Santa Margarida, o Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada de Reacção Rápida (GAC/BrigRR), levou a cabo o exercício “Trovão 151”. Este pequeno apontamento vídeo é uma síntese de um dia de fogos reais da LightArtBty/NRF2015.

A lightArt está em fase de "stand-by" disponivel para emprego no âmbito da NATO Response Force.

A “LightArtBty/NRF2015” está em fase de “stand-by” disponivel para emprego no âmbito da “NATO Response Force”.

O “Trovão 151” teve como objectivo principal permitir o treino orientado para as missões de Peace Support Operations, Disaster Relief e Collective Defence, com a realização de fogos reais de obus, da “LightArtBty/NRF2015” (Bateria de Artilharia Ligeira), constituído a partir de uma das suas baterias de bocas-de-fogo, que já foi objecto de reportagem no Operacional: ARTILHARIA PORTUGUESA NA “NATO RESPONSE FORCE”

O obus em uso e que aparece abundantemente nas imagens é o L-119 “Light Gun”. Em Portugal foi adquirido em 1998, – designado no Exército Português por M119 Light Gun 105mm m/98 – para equipar a Brigada Aerotransportada (18 armas). Entre 2005 e 2009 equipou a Brigada de Intervenção e neste último ano passou a equipar o GAC da Brigada de Reacção Rápida. Tem calibre 105mm, a munição pesa 15kg, alcance máximo 11.400m (19.500 com munições especiais), pesa 1.800 kg e pode ser helitransportado pelo EH-101 Merlin.

No final do exercício contabilizaram-se mais 530 munições disparadas, ou sejam mais de 80 para cada obus.

O Tenente-Coronel de Artilharia Pára-quedista, Vicente Pereira, 45 anos de idade, 27 de serviço, comandante do GAC/BrigRR, em jeito de síntese conclusiva desta nossa passagem pelo “Trovão 151” diz-nos, com os estampidos de novos pedidos de tiro a serem executados pela bateria em pano de fundo: “…a LightArtyBty/NRF2015 está treinada para cumprir o conjunto alargado de missões normalmente executadas por qualquer Força Nacional Destacada sem perder a sua capacidade de actuar como Unidade de Apoio de Fogos se assim for entendido pela Grande Unidade Multinacional a que for atribuída por Portugal…. … a proposta da OTAN para Portugal aumentar o estado de prontidão da LighArtyBty/NRF2015 de 15 para 5 dias de pré-aviso para a projecção, é o reconhecimento da credibilidade do treino efectuado até ao momento e reflecte o empenho do Regimento de Artilharia Nº4 e o apoio da Brigada de Reacção Rápida na preparação de uma Força de Artilharia portuguesa que nunca tinha atingido, no âmbito das NATO Response Force, um estado de alerta tão elevado.

Veja aqui: EXERCÍCIO “TROVÃO 151”, O VÍDEO

 

"Tagged" como: , , , , , ,

Comentários não disponíveis.