EUROFOR ASSINALA 15º ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO DE LISBOA
Por Miguel Machado • 23 Mai , 2010 • Categoria: 01. NOTÍCIAS
Celebrou-se em Florença (Itália) o 15° aniversário da Declaração de Lisboa sobre as Euroforças, ocasião também para colocar em funcionamento um novo complexo dotado de tecnologia capaz de controlar exercícios e operações dentro e fora do território italiano, agora que se aproxima a passos largos o momento em que Portugal volta a comandar a EUROFOR.
Neste evento do passado dia 15 o Major-General Manuel Mateus Couto representou o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Portugal, General Luís Valença Pinto, e co-presidiu à formatura das forças em parada sob o comando do Major-General Agostinho Costa, chefe de estado-maior da EUROFOR, conjuntamente com os representantes dos CEMGFA de Espanha, França e Itália. As forças eram constituídas pelo International Staff, a Unidade de Apoio (HSU) e uma fanfarra dos Carabinieri.

Cerimónia militar: Da Esquerda, MGen Marc Bertucchi representante do CEMGFA de França e comandante da EUROFOR; BrigGen Ramon San-José representante do CEMGFA de Espanha; MGen Paolo Magro representante do CEMGFA de Itália; MGen Manuel Couto representante do CEMGFA de Portugal
O Exército Português não só mantém na EUROFOR – Força Europeia de Reacção Rápida – uma força de 15 militares desde 1995, como também tem afiliada a Brigada de Reacção Rápida a este Quartel-General multinacional. Para além disso, Portugal assumirá o comando desta força europeia no dia 23 de Setembro de 2010 pelos próximos dois anos, período durante o qual o nosso país irá liderar o European Union EUROFOR Battle Group 2011-2.

Militares de Espanha, França, Itália e Portugal integram este QG que pode operar a partir de Florença ou ser projectável.

Nova tecnologia e instalações capazes de controlar exercícios e operações dentro e fora do território italiano estão agora ao dispor da EUROFOR
Ao Major-General Mateus Couto, em nome da nação que exerce o secretariado das Euroforças (Portugal), coube ainda descerrar a placa que inaugurou um novo complexo dotado de tecnologia capaz de controlar exercícios e operações dentro e fora do território italiano. Ainda integrado nestas comemorações e ilustrando bem o modo como este QG está inserido no meio loca,l o MGen Couto participou nas instalações da Universidade Europeia, numa conferencia sobre “a defesa europeia depois do Tratado de Lisboa” e assistiu ao lançamento da primeira edição do livro da EUROFOR comemorativo dos “15 years together”.
Quer saber mais sobre a EUROFOR? Clique aqui! (pode ver a Declaração de Lisboa em “Basic Documents”)
No “Operacional” já publicamos sobre a EUROFOR:
Fotos: EUROFOR
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado