O “Operacional” pelo olhar de Alfredo Serrano Rosa, voltou ao “Apolo 09”, agora na cidade de Setúbal, para as actividades ligadas ao encerramento oficial do exercício.
Terminado o exercício da Brigada de Reacção Rápida, esta “apresentou-se” à cidade no dia 27 de Junho ao fim da tarde. Uma exposição estática de alguns dos meios à disposição da brigada e diversas actividades destinadas ao público em geral e muito em particular aos mais novos estiveram disponíveis.
Seguiu-se a formatura geral da brigada e uma cerimónia militar de agradecimento à cidade e à região pelo acolhimento prestado nos últimos dias. Este foi também o momento para se proceder à imposição de brevets honoríficos de pára-quedista militar português aos “paracaidistas” espanhóis da BRIPAC que saltaram em pára-quedas no Campo de Tiro de Alcochete no decurso do exercício.
A população de Setúbal e muitos turistas acolheram bem a iniciativa e acorreram em grande número quer à exposição quem à parada militar.
Poder ver bem de perto o armamento e equipamento dos militares é sempre motivo de atracção para crianças e adultos.
As actividades de divulgação do Exército esperam naturalmente estreitar o contacto com a população contribuindo para a sua identificação com o país.
Agora que o serviço militar obrigatório é história, milhares de jovens deixaram de passar pelas "fileiras". Se os militares não saem ao encontro da população - que os recebe quase e sempre com grande carinho e admiração - passarão a ser um corpo estranho e distante.
Também muitos turistas de passagem pela cidade de Setúbal tiveram curiosidade de ver a exposição estática armamento e equipamento da BrigRR.
As M-11 do Esquadrão de Reconhecimento da BrigRR estarão em breve de regresso ao Afeganistão? Na falta de viaturas com maior protecção é bem provável que sim. Se tal se verificar espera-se alguma melhoria neste campo lhes seja ainda possível aplicar.
Os "Light Gun" 105 mm adquiridos pelo Exército para a Brigada Aerotransportada Independente e que a chamada "Transformação" havia retirado à BrigRR, estão de volta e até empenhados numa NATO Response Force.
O 2º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, entra agora na fase de "stand-by" ao serviço da NATO para eventual emprego operacional, desde que o poder politico em Portugal o autorize.
Guião do 2BPara. Esta foi a primeira unidade do Exército a ser empenhada na Bósnia e já cumpriu outras missões em Timor no Kosovo e no Afeganistão.
As Operações Especiais de Lamego, já estiveram presentes na generalidade dos teatros de operações exteriores, com destacamentos, equipas ou elementos isolados e dispõem de capacidades únicas no seio do Exército.
O Batalhão de Comandos está agora consolidado em termos organizacionais e sobre as suas companhias recaiu o maior número de missões cumpridas no Afeganistão por militares do Exército.
Os militares espanhóis envolvidos no "Apolo 09" pertenciam à «II Bandera» (batalhão) da Brigada Pára-quedista (BRIPAC).
Imposição de brevets honoríficos aos militares da Brigada Pára-quedista do Exército Espanhol que saltaram em pára-quedas em Portugal. Estes símbolos nunca são "dados", mesmo a título honorifico há que os conquistar, saltando!
à cerimónia militar seguiu-se o desfile apeado e motorizado da maioria dos militares envolvidos no exercício.
Para encerrar este evento em Setúbal realizaram-se saltos em pára-quedas de abertura manual. Na imagem um SOGA (saltador operacional a grande altitude), da Companhia de Precursores.
A população esteve presente na exposição, cerimónias e demonstrações, o que foi motivo de satisfação para os militares envolvidos nestas actividades e no exercício: Sentem o seu trabalho reconhecido. O que fazem em prol da segurança nacional dentro e fora de Portugal também é assim que se divulga.