DEMONSTRAÇÃO DE CAPACIDADES NO DIA DO EXÉRCITO 2009
Por Miguel Machado • 29 Out , 2009 • Categoria: 03. REPORTAGEM
Integrado no programa geral do Dia do Exército na cidade de Braga, realizaram-se diversas actividades destinadas a divulgar a instituição à população local e muito em especial aos mais novos, aqueles que se podem sentir atraídos pela vida militar.
A ligação das Forças Armadas em geral e do Exército em particular à sociedade civil, naturalmente mais afastados por força do fim do Serviço Militar Obrigatório – todas as famílias tinham, mais tarde ou mais cedo, contacto directo com a instituição militar, é bom não o esquecer – deve ser mantida e estas ocasiões são uma boa oportunidade para ambos: população e militares.
No dia 24 de Outubro na Avenida Central em Braga teve lugar uma demonstração de algumas das capacidades de unidades do Exército, incluindo os seus estabelecimentos militares de ensino. Também presente a Associação Napoleónica Portuguesa que fez uma reconstituição histórica alusiva à época que estuda e divulga.
Como se pode ver na reportagem fotográfica de Alfredo Serrano Rosa, o tempo não estava brilhante mas ainda assim a população aderiu ao evento constituindo uma moldura humana que certamente muito motivou os militares envolvidos nas actividades.

Nos 200 anos das comemorações das Invasões Francesas, a Associação Napoleónica Portuguesa, associou-se às festividades do Dia do Exército

O estudo e a divulgação da História de Portugal também se faz assim, como demonstrou esta associação vinda da Vila de Almeida.

A "Mesa Alemã" proporciona aos alunos do Colégio Militar apresentar uma actividade difícil mas espectacular

As Tropas Pára-quedistas foram as primeiras a introduzir em Portugal os Cães de Guerra e hoje mantém a sua utilização operacional

Militares da Brigada Mecanizada constituíram uma Força Auto-Comandada que fez curiosas evoluções bem sincronizadas

Aqui está uma das capacidades da engenharia militar que pode ter utilização em proveito da segurança interna

Em caso de necessidades o Exército bem assim como os outros ramos, têm pessoal e material adequados a responder a emergências com explosivos e com produtos nucleares, biológicos e químicos

O que se espera de um militar é que na altura própria e de acordo com o que lhe é determinado pela cadeia de comando, esteja treinado, equipado e motivado para cumprir as missões atribuídas, mesmo as mais exigentes.
Sobre o Dia do Exército 2009, veja também:
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado