COMANDANTE DA COLIGAÇÃO INTERNACIONAL VISITA ESPANHÓIS E PORTUGUESES
Por Miguel Machado • 12 Jul , 2015 • Categoria: 01. NOTÍCIAS PrintO Tenente-General James L. Terry do Exército dos EUA, comandante da Combined Joint Task Force – Operation Inherent Resolve – Iraque, esteve de vista à Base “Gran Capitán”, em Besmayah no passado dia 9 de Julho.
A Combined Joint Task Force – OPERATION INHERENT RESOLVE (CJTF OIR), é a força multinacional que materializa no terreno a Coligação Internacional de combate ao chamado “Estado Islâmico” (ISIS) no Iraque e Síria e, nesta base nos arredores de Bagdad, espanhóis, portugueses e americanos, já formaram uma brigada do Exército Iraquiano que deverá ser empenhada neste conflito.
O contingente mais numeroso em Besmayah é o espanhol que conta com cerca de 200 militares, até aqui pertences à Brigada “Rey Alfonso XIII”, II de La Legión, que em breve serão substituídos por outros tantos da Brigada Paracaidista “Almogávares” VI. Também ali têm servido elementos de Engenharia, que aliás construíram a unidade, pertencentes à chamada Unidad de Apoyo al Despliegue. Nesta base o Exército Português mantém 30 militares da Brigada de Reacção Rápida, sendo o compromisso português actual para um ano (até Maio de 2016).
A visita deste oficial general que comanda a operação e também o “U.S. Army Central”, conhecido por “Third Army”, teve como principal objectivo, segundo o Estado-Maior de Defesa de Espanha – do qual recolhemos informação e fotografias para esta notícia – , de permitir ao general americano inteirar-se do processo levado a cabo por este contingente na formação da Brigada 92 do Exército Iraquiano e representa naturalmente também, um reconhecimento do topo da hierarquia no momento em que os “primeiros espanhóis” a chegar e a integrar a Coligação, estão de partida. Ao mesmo tempo trata-se também da sua primeira visita à Força Nacional Destacada portuguesa.
O Tenente-general Terry tem o seu Quartel-General no Kuwait – país onde o Exército Português mantém um oficial – e abrange uma área que vai do Egipto até à Ásia Central, onde vivem mais de quinhentos milhões de pessoas, e na qual se desenrolam alguns dos problemas mais difíceis de resolver do planeta.
Solidariedade hispano-portuguesa
Por vezes são mesmo “pequenos-grandes” episódios que marcam a diferença. Este conta-se em poucas linhas, embora seja de enorme significado para um iraquiano, o soldado Adnan Hatem Muzel. Amante de futebol ambicionando ser jogador profissional, foi vítima de um atentado suicida em Mossul, aos 16 anos, já militar e de serviço numa “porta-de-armas”. Foi-lhe amputada uma perna, em 2006, e só agora, por iniciativa de espanhóis e portugueses, que entre eles foram recolhendo dinheiro, foi possível adquirir uma perna ortopédica, a qual lhe foi entregue em 6 de Julho. Está com a ajuda do médico da unidade espanhola a iniciar a adaptação ao novo membro, para deixar de lado as muletas que há quase dez anos o acompanhavam.
Radio Nacional de Espanha
A Radio Nacional de Espanha, rádio pública, acaba de instalar em 10 de Julho um estúdio, logo baptizado “Santa Teresa” (*), na Base “Gran Capitán” para permitir aos militares espanhóis ouvirem a sua própria rádio em 92,5 FM. Esta é a primeira vez que uma missão espanhola no exterior instala um estúdio próprio e cria a sua emissão de radio exclusiva, e contou para isso com o apoio da RNE em termos de equipamentos e formação. Em Besmaya o estúdio está sob a responsabilidade do oficial de informação pública do contingente, um major, emite programação da RNE e própria realizada no local pelo “gabinete de relações públicas” espanhol.
(*) 10 de Julho de 2015, dia do V centenário do nascimento desta Santa.
Leia mais sobre esta missão no Operacional:
MISSÃO DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS NO IRAQUE – 2015/16
BANDEIRA PORTUGUESA DE NOVO HASTEADA NO IRAQUE
NOTÍCIAS DAS FORÇAS PORTUGUESAS NO IRAQUE
Leia no Operacional sobre anteriores missões portuguesas no Iraque:
PORTUGUESES EM KIRKUK : A ÚLTIMA MISSÃO
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado